Entre cotidiano escolar e vivências: masculinidades em escolas de periferias

Autores

Palavras-chave:

Masculinidades. Programa de orientação sexual. Escola.

Resumo

Este trabalho aborda alguns modos com os quais jovens adolescentes da periferia de Duque de Caxias-RJ constroem e vivenciam suas masculinidades no ambiente escolar. Nesse aspecto, buscamos captar como os diversos alunos de uma escola se constroem como homens, criando significados sobre a masculinidade legitimada e reconhecida pelo senso comum. O principal instrumento para geração de dados foi a observação do cotidiano escolar, dos encontros do programa de orientação sexual desenvolvido pela escola e as anotações de conversas informais consideradas significantes. Como resultado da pesquisa verificamos, neste ambiente escolar, a presença de diversas masculinidades apresentadas em diversas formas de interação social entre os adolescentes. Apesar dos jovens vivenciarem as expectativas de um discurso de masculinidade hegemônica, percebemos naquele ambiente escolar, diversos jovens tentando burlar as regras estabelecidas e construindo suas próprias masculinidades.

Biografia do Autor

Paulo Melgaço Silva Junior, Faetec

pos doutorando em educacao UFRJ. Doutor em educaçao

Márcio Rodrigo Vale Caetano, FURG

Professor de Políticas Públicas da Educação na Universidade Federal do Rio Grande

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Publicado

2018-10-03

Como Citar

Silva Junior, P. M., & Caetano, M. R. V. (2018). Entre cotidiano escolar e vivências: masculinidades em escolas de periferias. Revista Eletrônica Interações Sociais, 2(1), 24–34. Recuperado de https://periodicos.furg.br/reis/article/view/8210