Entre cotidiano escolar e vivências: masculinidades em escolas de periferias
Palavras-chave:
Masculinidades. Programa de orientação sexual. Escola.Resumo
Este trabalho aborda alguns modos com os quais jovens adolescentes da periferia de Duque de Caxias-RJ constroem e vivenciam suas masculinidades no ambiente escolar. Nesse aspecto, buscamos captar como os diversos alunos de uma escola se constroem como homens, criando significados sobre a masculinidade legitimada e reconhecida pelo senso comum. O principal instrumento para geração de dados foi a observação do cotidiano escolar, dos encontros do programa de orientação sexual desenvolvido pela escola e as anotações de conversas informais consideradas significantes. Como resultado da pesquisa verificamos, neste ambiente escolar, a presença de diversas masculinidades apresentadas em diversas formas de interação social entre os adolescentes. Apesar dos jovens vivenciarem as expectativas de um discurso de masculinidade hegemônica, percebemos naquele ambiente escolar, diversos jovens tentando burlar as regras estabelecidas e construindo suas próprias masculinidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.