Turismo Histórico: Explorando lugares que contam a nossa História e preservam o Patrimônio Cultural
DOI :
https://doi.org/10.63595/rbhcs.v17i34.19609Mots-clés :
Lugares de memória, patrimônio, turismoRésumé
O presente artigo emerge da necessidade de propor um diálogo crítico reflexivo acerca do modo como a memória dos lugares fazem parte do patrimônio cultural e se transformam em história através do turismo. A escrita tem como base a cidade de Santa Maria – RS, no entanto, se desloca e dialoga com outros lugares do mundo, proporcionando uma reflexão acerca de como o turismo faz parte da história dos lugares independente do tempo e do espaço. As memórias, sejam elas coletivas ou individuais são instrumentos de extrema importância para a construção de um espaço a ser preservado e passível de visitação. Visitar um lugar é conhecer o passado e reconhecer no presente o a sua história.
Téléchargements
Références
BARRETO, Maria Renilda Nery; ARAS, Lina Maria Brandão de. Salvador, cidade do mundo: da Alemanha para a Bahia. História, Ciência, Saúde – Manguinhos, v. 10, n. 1, 1992. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702003000100005
BALH, Miguel. Viagens e Roteiros turísticos. Curitiba: Protexto, 2004.
BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: Senac, 2003. 8ed
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2014.
CANDAU, Joël. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2021.
CATROGRA, Fernando. Memória, História e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Lisboa: Edições 70, 2000.
COOPER, Chris et al. Turismo: princípios e prática. Bookman, 2000.
COSTA, Flávia Roberta. Turismo e patrimônio cultural: interpretação e qualificação/Flavia
Roberta Costa. 2. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2014.
DE MEDEIROS, Maria Ricken; WITT, Nara Beatriz; POSSAMAI, Zita Possamai. Leituras da cidade: aprendendo a olhar Porto Alegre. In: GIL, Carmem Zeli de Vargas; TRINDADE, Rhuan Targino Zaleski. Patrimônio cultural e ensino de história. Porto Alegre: Edelbra, 2014.
DE OLIVEIRA, Maria Amália Silva Alves. Turismo com base pedagógica. In: DE OLIVEIRA, Maria Amália Silva Alves; ROSISTOLATO, Rodrigo. Espaços sociais de formação educativa: turismo, casa, escola e cidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.
DE OLIVEIRA, Vânia Maria Abreu; TOLEDO, Ana Júlia Oliveira; DA SILVEIRA, Dielson Prestes. A importância de a memória ser escrita, para além de ser oral. In: TOSO, Cláudia Eliane Igenfritz; CALLAI, Helena Copetti; DE OLIVEIRA, Tarcisio Dorn. A cidade e as múltiplas interações com o patrimônio, identidade e pertencimento. Curitiba: CRV, 2020.
DIAS, Reinaldo. Turismo e patrimônio cultural: recursos que acompanham o crescimento das cidades. Saraiva, 2006.
DIAS, Reinaldo; DE AGUIAR, Marina Rodrigues. Fundamentos do Turismo: conceito, normas e definições. Alínea, 2002.
FUNARI, Pedro Paulo; PINSKY, Jaime (Orgs.). Turismo e Patrimônio cultural. São Paulo: Contexto, 2005.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração. São Paulo: Editora 34, 2014.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=12577&sigla=Ins"si
gla=Institucional&retorno=detalheInstitucional. Acesso em: 9 abr. 20019.
JOHN, Nara Marlei. Identificação, valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural. Curitiba: Appris, 2021.
KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
LE GOFF, Jacques. História & Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2021.
LEITE, Rogério Proença. Patrimônio e Centros Históricos. In: CARVALHO, Aline; MENEGUELLO, Cristina. Dicionário temático de patrimônio: Debates contemporâneos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020. DOI: https://doi.org/10.7476/9786586253696.0008
LEROI-GOURHAN, Andre. Os caminhos da história antes da escrita. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos problemas. Rio de janeiro: Francisco Alves, 1995.
MACHADO, Maria Dinair; RIBEIRO, Marcelo. Dos trilhos aos palacetes: refletindo sobre o acervo arquitetônico da Av. Rio Branco, Santa Maria, RS. RELACult, Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 1, n. 2, p. 217-232, 2015. DOI: https://doi.org/10.23899/relacult.v1i02.106
NETTO, Panosso. A. & Lohmann, G. (2008) Teoria do Turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Editora Aleph.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. Ensino de história e patrimônio cultural: um percurso docente. Jundiaí: Paco, 2017.
PONTES, Anna Maria de Lira. Memórias, vivências, alegoria: as ruínas do centro histórico de João Pessoa. In: CHUVA, Márcia; NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. Patrimônio cultural: políticas e perspectivas de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2012.
REJOWSKI, Mirian et al. Turismo no percurso do tempo. São Paulo: Aleph, v. 157, 2002
RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2023.
ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios a história das ideias. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
SERPA, Angelo. O espaço público na cidade contemporânea. São Paulo: Contexto, 2020.
SILVA, Daisy Rafaela da. Convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial: a tutela do meio ambiente cultural. Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIII, n. 75, 2003.
SOUZA, Shirley Nara Moreira de. Dark Tourism e turismo cemiterial em Santa Maria: possibilidades? 2017. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS), 2017.
URRY, John. Olhar do turista, O. Studio Nobel, 1996.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Gilvan Dockhorn, Fernando Souto Dias Neto, Shirley de Souza 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.






