Turismo Histórico: Explorando lugares que contam a nossa História e preservam o Patrimônio Cultural
DOI:
https://doi.org/10.63595/rbhcs.v17i34.19609Palabras clave:
Lugares de memória, patrimônio, turismoResumen
O presente artigo emerge da necessidade de propor um diálogo crítico reflexivo acerca do modo como a memória dos lugares fazem parte do patrimônio cultural e se transformam em história através do turismo. A escrita tem como base a cidade de Santa Maria – RS, no entanto, se desloca e dialoga com outros lugares do mundo, proporcionando uma reflexão acerca de como o turismo faz parte da história dos lugares independente do tempo e do espaço. As memórias, sejam elas coletivas ou individuais são instrumentos de extrema importância para a construção de um espaço a ser preservado e passível de visitação. Visitar um lugar é conhecer o passado e reconhecer no presente o a sua história.
Descargas
Citas
BARRETO, Maria Renilda Nery; ARAS, Lina Maria Brandão de. Salvador, cidade do mundo: da Alemanha para a Bahia. História, Ciência, Saúde – Manguinhos, v. 10, n. 1, 1992. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702003000100005
BALH, Miguel. Viagens e Roteiros turísticos. Curitiba: Protexto, 2004.
BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: Senac, 2003. 8ed
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2014.
CANDAU, Joël. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2021.
CATROGRA, Fernando. Memória, História e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Lisboa: Edições 70, 2000.
COOPER, Chris et al. Turismo: princípios e prática. Bookman, 2000.
COSTA, Flávia Roberta. Turismo e patrimônio cultural: interpretação e qualificação/Flavia
Roberta Costa. 2. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2014.
DE MEDEIROS, Maria Ricken; WITT, Nara Beatriz; POSSAMAI, Zita Possamai. Leituras da cidade: aprendendo a olhar Porto Alegre. In: GIL, Carmem Zeli de Vargas; TRINDADE, Rhuan Targino Zaleski. Patrimônio cultural e ensino de história. Porto Alegre: Edelbra, 2014.
DE OLIVEIRA, Maria Amália Silva Alves. Turismo com base pedagógica. In: DE OLIVEIRA, Maria Amália Silva Alves; ROSISTOLATO, Rodrigo. Espaços sociais de formação educativa: turismo, casa, escola e cidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.
DE OLIVEIRA, Vânia Maria Abreu; TOLEDO, Ana Júlia Oliveira; DA SILVEIRA, Dielson Prestes. A importância de a memória ser escrita, para além de ser oral. In: TOSO, Cláudia Eliane Igenfritz; CALLAI, Helena Copetti; DE OLIVEIRA, Tarcisio Dorn. A cidade e as múltiplas interações com o patrimônio, identidade e pertencimento. Curitiba: CRV, 2020.
DIAS, Reinaldo. Turismo e patrimônio cultural: recursos que acompanham o crescimento das cidades. Saraiva, 2006.
DIAS, Reinaldo; DE AGUIAR, Marina Rodrigues. Fundamentos do Turismo: conceito, normas e definições. Alínea, 2002.
FUNARI, Pedro Paulo; PINSKY, Jaime (Orgs.). Turismo e Patrimônio cultural. São Paulo: Contexto, 2005.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração. São Paulo: Editora 34, 2014.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=12577&sigla=Ins"si
gla=Institucional&retorno=detalheInstitucional. Acesso em: 9 abr. 20019.
JOHN, Nara Marlei. Identificação, valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural. Curitiba: Appris, 2021.
KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
LE GOFF, Jacques. História & Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2021.
LEITE, Rogério Proença. Patrimônio e Centros Históricos. In: CARVALHO, Aline; MENEGUELLO, Cristina. Dicionário temático de patrimônio: Debates contemporâneos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020. DOI: https://doi.org/10.7476/9786586253696.0008
LEROI-GOURHAN, Andre. Os caminhos da história antes da escrita. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos problemas. Rio de janeiro: Francisco Alves, 1995.
MACHADO, Maria Dinair; RIBEIRO, Marcelo. Dos trilhos aos palacetes: refletindo sobre o acervo arquitetônico da Av. Rio Branco, Santa Maria, RS. RELACult, Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 1, n. 2, p. 217-232, 2015. DOI: https://doi.org/10.23899/relacult.v1i02.106
NETTO, Panosso. A. & Lohmann, G. (2008) Teoria do Turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Editora Aleph.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. Ensino de história e patrimônio cultural: um percurso docente. Jundiaí: Paco, 2017.
PONTES, Anna Maria de Lira. Memórias, vivências, alegoria: as ruínas do centro histórico de João Pessoa. In: CHUVA, Márcia; NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. Patrimônio cultural: políticas e perspectivas de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2012.
REJOWSKI, Mirian et al. Turismo no percurso do tempo. São Paulo: Aleph, v. 157, 2002
RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2023.
ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios a história das ideias. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
SERPA, Angelo. O espaço público na cidade contemporânea. São Paulo: Contexto, 2020.
SILVA, Daisy Rafaela da. Convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial: a tutela do meio ambiente cultural. Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIII, n. 75, 2003.
SOUZA, Shirley Nara Moreira de. Dark Tourism e turismo cemiterial em Santa Maria: possibilidades? 2017. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS), 2017.
URRY, John. Olhar do turista, O. Studio Nobel, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Gilvan Dockhorn, Fernando Souto Dias Neto, Shirley de Souza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.






