Desvelando a profundidade ignominiosa da tortura na Espanha contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.63595/rbhcs.v17i34.18994Palabras clave:
Tortura, Espanha, violência institucional, violência governativaResumen
A obra que temos entre as mãos é uma daquelas que já nascem clássicas e verdadeiramente necessárias. Primeiramente, por oferecer uma análise de conjunto sobre a tortura na Espanha contemporânea, a partir de estudos preexistentes e pesquisas mais recentes. Em segundo lugar, por colocar o problema da tortura desde uma perspectiva histórica de longa duração (XIX-XXI), sob o prisma da história social das instituições punitivas. É um livro que possui, ademais, a qualidade de parecer fábrica de um só autor, em função do cuidado narrativo e do entrelaçamento das discussões ao longo dos capítulos que cobrem os inúmeros regimes políticos e governamentais vividos pela sociedade espanhola, desde a década de 1830 até, aproximadamente, 2017.
Descargas
Citas
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
DUBOIS, Lindsay. Torture and the construction of an enemy: the case of Argentina 1976-1982. Dialectical Anthropology, v. 15, n. 4, 1990, p. 317-328. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00272507
ELIAS, Norbert. A sociedade de corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
MENDIOLA, Ignacio. Habitar lo inhabitable. La práctica político-punitiva de la tortura. Barcelona: Bellaterra, 2014.
OLIVER OLMO, Pedro. El concepto de violencia institucional. Un enfoque desde la historia social del control y el castigo. Gerónimo de Ustariz, Iruñea, n. 34, 2018, p. 117-138.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Tiago da Silva Cesar

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.






