O lugar do desejo no encontro cuidador e bebê: uma perspectiva histórica
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v16i33.15593Palavras-chave:
História, Bebê, PsicanáliseResumo
O encontro entre cuidador e bebê está assentado em um percurso histórico iniciado desde que os bebês adentraram em instituições. O objetivo deste artigo, portanto, é traçar um entendimento sobre a construção histórica de alguns traços que se presentificam na lida institucional do adulto com o bebê e problematizar esse encontro a partir de conceitos psicanalíticos que embasam a construção do psiquismo no infans. Para tanto, buscamos identificar, por meio de legislações brasileiras sobre o cuidado com o bebê e em análise bibliográfica, traços discursivos que serviram para elucidar o lugar do desejo no encontro entre cuidadores institucionais e bebês.
Downloads
Referências
AGUIAR, B. A instituição creche: apontamentos sobre sua história e papel. Nuances: Estudos sobre Educação, (7)7, 2009, 30 – 35.
ALMEIDA, S. F. C. Psicanálise e educação: revendo algumas observações e hipóteses sobre uma (im)possível conexão. Anais do III colóquio do Lepsi. São Paulo: Ipusp, 2002.
ANDRADE, L. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. (Tese de doutorado). Unesp, Franca, 2009.
BARBOSA, R. Discursos e trabalhos parlamentares. Obras completas. Vol. IX, tomo II. Rio de janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1946.
CAMPOS, M. ; PATTO, M. ; RICCI, C. A creche e a pré-escola. I Conferência Nacional de Educação. PUC/SP, 1980.
COSTA, J. F. Ordem médica e norma familiar. São Paulo: Graal, 1999.
DIWAN, P. Raça pura: uma história da eugenia no Brasil e no mundo. São Paulo: Contexto, 2011.
FALEIROS, V. P. Infância e processo político no Brasil. Pilotti, F., & Rizzini, I. (org.). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no brasil. Rio de Janeiro: Instituto Interamericano Del Niño, 1995.
FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud). Rio de janeiro: Imago, 2006 (Originalmente publicado em 1905).
FILHO, A. J. A; LOURENÇO, L. H. S. C.; PORTO, F. R. Fac-símile. Anna Nery R. Enfermagem, v.11, 2007.
FULY, V.; VEIGA, G. Educação infantil: da visão assistencialista à educacional. Revista Interfaces da Educação. 2012, p. 86-94.
KUHLMANN JÚNIOR, M. Instituições pré-escolares assistencialistas no Brasil (1899-1922). Cadernos de pesquisa, v. 8. 1991, p. 17-26.
KUPFER, M. C. M. O sujeito na psicanálise e na educação: bases para a educação terapêutica. Revista Educação e Realidade, 35(1), 2010, p. 265-281.
KUPFER, M. C. M.; LERNER, A. B. Retratos do mal estar contemporâneo na educação infantil. VOLTOLINI, R. (org.). Retratos do mal estar contemporâneo na educação. São Paulo: Escuta. 2014.
LACAN, J. O seminário, livro XX: mais, ainda. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1982 (Originalmente publicado em 1970).
LAZZARINI, E. R.; VIANA, T. C. O corpo em psicanálise. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília, 22(2), 2006, p. 241-250.
MACHADO, M. L. A. Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002.
MARCÍLIO, M. L. A roda dos expostos e a criança abandonada no Brasil Colonial: 1726-1950. Freitas. M. (org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997.
MARIOTTO, R. M. M. A função do educador de creche no desenvolvimento e educação de bebês em creche. Anais do VII Congresso Nacional de Educação, Educere. Curitiba: Champagnat, 2009.
MEDEIROS, H. R. F. O passado e o presente da puericultura através da história do instituto de puericultura e pediatria Martagão Gesteira. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História da Anpuh. São Paulo, 2011.
NÓBREGA, M. D. S.; BRITO, A. P. F.; MARIANO, S. R. A roda dos expostos na cidade da Parahyba (1857-1874). Anais do IV Congresso Internacional de História. Maringá, 2009.
OLIVEIRA, C. A. H. S.; ANDRADE, L. B. P.; ANDRADE, M. A. R. A. A política de atendimento à infância no Brasil. Educação em revista. (2), 2008, p. 1-20.
OLIVEIRA, Z. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
PEREZ, J. R.; PASSONEP, E. Políticas sociais de atendimento às crianças e aos adolescentes no Brasil. Cadernos de pesquisa, 40(140), 2008, p. 649 – 673.
ROSEMBERG, F. A educação da criança pequena, a produção de conhecimento e a universidade. Cadernos Anped, (1), 1989, p. 57-64.
TORRES, L. H. A casa da roda dos expostos na cidade de Rio Grande. Rio Grande: Biblos, 2006.
VENÂNCIO, R. P. Famílias abandonadas: assistência a crianças de camadas populares no Rio de Janeiro e em Salvador: séculos XVIII e XIX. Campinas: Papirus editora, 1999.
VOLTOLINI, R. Poder, impotência e impossível no discurso pedagógico. In: ALMEIDA, S. F. C.; KUPFER, M. C. M.(org.). A psicanálise e o trabalho com a criança-sujeito. Rio de janeiro: Wak editora, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniela Bridon, Leonardo Brandão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.