Para uma arqueologia da verdade estatística:

reflexões a partir do projeto de reforma educacional de Rui Barbosa (1882)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11938

Palavras-chave:

sócio-história da quantificação, estatísticas escolares, , história da educação, pensamento social, Rui Barbosa

Resumo

O presente artigo analisa o estilo de raciocínio estatístico desenvolvido por Rui Barbosa em seu projeto de reforma educacional, publicado em 1882. Inspirado no utilitarismo liberal, o parecer faz uma defesa pioneira da modernização escolar e da centralização dos serviços de estatística, como forma de fortalecer a opinião pública. Entretanto, o argumento de modernização se baseia na tradição de estimativas populacionais, fundadas no prestígio pessoal de seu autor, relegando ao segundo plano as estatísticas oficiais, certificadas pelo Estado. Examina-se as razões dessa aparente contradição, propondo como hipótese a coexistência de dois regimes de verdade – a aproximação por estimativas e o realismo censitário -, o que permite compreender o sentido da associação entre estatística e educação e as formas de raciocinar e intervir com números ao fim do Império.

Downloads

Biografia do Autor

Alexandre de Paiva Rio Camargo, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro da Universidade Cândido Mendes (IUPERJ-UCAM)

Doutor em Sociologia pelo IESP-UERJ; Mestre e Bacharel em História pela UFF; Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Cândido Mendes (PPGSP-UCAM)

Referências

ALONSO, Angela. Ideias em movimento: a geração de 1870 na crise do Império. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

ANDERSON, Margo. The american census: a social history. New Haven: Yale University Press, 1988.

BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares de instrução pública. In: Obras completas de Rui Barbosa, v. 10, tomos I e II. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e da Saúde, 1947.

BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. Paris: Minuit, 1984.

CAMARGO, Alexandre de Paiva Rio. A construção da medida comum: estatística e política de população no Império e na Primeira República. Tese (Doutorado em Sociologia). Instituto de Estudos Sociais e Políticos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

________. O censo de 1872 e a utopia estatística do Brasil Imperial. História Unisinos, v. 22, n. 3, p. 414-428, set/out. 2018.

FARIAS FILHO, Luciano M. de; SOUZA BICAS, Maurilane de. Educação e modernidade: a estatística como estratégia de conformação do campo pedagógico brasileiro (1850-1930). Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 14, n. 27/28, p. 175-201, 2000.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

GIL, Natália de Lacerda. A dimensão da educação nacional: um estudo sócio-histórico sobre as estatísticas oficiais da escola brasileira. 2007. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

GONDRA, José Gonçalves. Artes de civilizar: medicina, higiene e educação escolar na Corte Imperial. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004.

GRAHAM, Richard. Clientelismo e política no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

HACKING, Ian. The taming of chance. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

________. Biopower and the avalanche of printed numbers. Humanities in Society, n. 5, p. 279-295, 1982.

LACOMBE, Américo Jacobina. Prefácio In: BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares de instrução pública. Obras completas de Rui Barbosa, v. 10, tomos I e II. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e da Saúde, 1947, p. XI-XXV.

LOURENÇO FILHO, Manuel Bergstrom. A pedagogia de Rui Barbosa. São Paulo: Melhoramentos, 1956.

LYNCH, Christian Edward Cyril. Entre o liberalismo monárquico e o conservadorismo republicano: a democracia impossível de Rui Barbosa. In: ________. Da monarquia à oligarquia: história institucional e pensamento político brasileiro (1822-1930). São Paulo: Alameda, 2014, p. 201-245.

MACHADO, Maria Cristina Gomes. O projeto de Rui Barbosa: o papel da educação na modernização da sociedade. 1999. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

MARTIN, Olivier. Da estatística política à sociologia estatística: desenvolvimento e transformações da análise estatística da sociedade (séculos XVII-XIX). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 21, n. 41, p. 13-34, 2001.

MATTOS, Hebe Maria. Identidade camponesa, racialização e cidadania no Brasil monárquico: o caso da “Guerra dos Marimbondos” em Pernambuco a partir da leitura de Guillermo Palacios. Almanack Braziliense, São Paulo, n. 3, p. 40-46, maio 2006.

MORMUL Najla Mehanna; MACHADO, Maria Cristina Gomes. Rui Barbosa e a educação brasileira: os pareceres de 1882. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 277-294, jan./jun. 2013.

PORTER, Theodore. The rise of statistical thinking, 1820-1900. Princeton: Princeton University Press, 1986.

________. Trust in numbers: the pursuit of objectivity in science and public life. Princeton: Princeton University Press, 1995.

RAMOS DO Ó, Jorge. Tecnologias de subjetivação no processo histórico de transformação da criança em aluno a partir de finais do século XIX. In: CASTELO BRANCO, Guilherme; VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.). Foucault: filosofia e política. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, p. 175-194.

RIBEIRO, Maria Luiza Santos. História da educação brasileira. Campinas: Autores Associados, 1993.

ROSE, Nikolas. Powers of freedom: Reframing political thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

SASS, Odair. Estatística e estatísticas escolares no Brasil: a emergência dos serviços públicos de estatística, sob a óptica de Rui Barbosa. In: MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; BUENO, José Geraldo Silveira (orgs.). Políticas públicas, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional. Araraquara: Junqueira & Marin, 2013, p. 39-52.

SENRA, Nelson. História das estatísticas brasileiras: Volume 1: Estatísticas desejadas (1822-1889). Rio de Janeiro: IBGE, 2006.

SILVA, Joaquim Norberto de Souza e. Investigações sobre os recenseamentos da população geral do Império e de cada província de per si tentados deste os tempos coloniais até hoje. São Paulo: IPE / USP, 1986.

SOUZA, Rosa Fátima de. Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas, v.20, n. 51, p. 9-28, novembro 2000.

Downloads

Publicado

2021-04-05

Como Citar

Camargo, A. de P. R. (2021). Para uma arqueologia da verdade estatística:: reflexões a partir do projeto de reforma educacional de Rui Barbosa (1882). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 13(25), 500–529. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11938