Violência nas escolas: percepções e práticas de violência entre alunos em duas escolas de Portugal e duas escolas no Brasil

Fabiana Maria Roque Chaves

Resumo


O presente estudo trata-se da análise sobre as representações e práticas de violência nas escolas entre adolescentes. O mesmo é o resultado da tese de doutoramento intitulada “Violência nas escolas: representações e práticas de violência entre alunos em duas escolas de Portugal e duas escolas no Brasil”, na qual buscamos investigar de que maneira a violência se manifesta na escola, como ela é percebida pelos envolvidos e quais têm sido as práticas de enfrentamento da mesma.

A análise da violência em contexto escolar é um dos aspectos abordados na referida pesquisa e teve como foco central a concepção que os alunos das escolas pesquisadas têm a esse respeito. Trata-se também de um estudo comparado entre dois países, diferentes em muitos aspectos, mas que se assemelham em termos da natureza da violência escolar no tocante às origens dos processos de produção da mesma.

O estudo apresenta também, relatos dos adolescentes sobre a percepção que estes vivenciam no cotidiano de suas escolas e estratégias que segundo estes atores sociais, deveriam ser utilizadas para lidar com os conflitos existentes.  Embora diferentes em muitos aspectos, estas escolas se assemelham no tocante à existência de incivilidades e a preocupação dos adolescentes em preveni-las com ações afirmativas frente a estes atos.


Palavras-chave


violência nas escolas, representações e práticas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Fabiana Maria Roque Chaves

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS

Qualis Capes B1 - A Nacional 

Desde 07 de março de 2009

A Revista Brasileira de História & Ciências Sociais utiliza  Licença Creative Commons Attribution 4.0

Creative Commons License

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia