Émile Durkheim e a educação moral: a formação do cidadão republicano.

Autores

  • Sidnei Ferreira de Vares Centro Universitário Assunção - UNIFAI

Resumo

O propósito deste artigo é analisar as posições assumidas por Émile Durkheim em relação à educação e à moral no contexto da Terceira República Francesa. Objetiva-se, pois, mapear o desenvolvimento de seu pensamento sociológico face às diversas fontes teóricas com as quais dialogou, bem como salientar as correções de rota por ele empreendidas com vistas a consolidar os valores mais apropriados à formação do cidadão republicano. Para tanto, o método empregado é eminentemente bibliográfico e qualitativo, e debruça-se sobre os principais trabalhos do autor, em especial sobre A Educação Moral, obra na qual o autor expõe suas concepções morais e pedagógicas

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Biografia do Autor

Sidnei Ferreira de Vares, Centro Universitário Assunção - UNIFAI

DOUTOR E MESTRE EM EDUCAÇÃO PELA USP. PROFESSOR DOS CURSOS DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E PEDAGOGIA DO UNIFAI

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Publicado

2019-07-10

Como Citar

Vares, S. F. de. (2019). Émile Durkheim e a educação moral: a formação do cidadão republicano. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 11(21), 139–157. Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10802