“Do amor da castidade, & horror a toda torpeza, com que se deve crear os mininos”: análise do imperativo da inocência infantil em uma obra do Padre Alexandre de Gusmão
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v8i15.375Palavras-chave:
castidade. Infância. Inocência. Padre Alexandre de Gusmão.Resumo
Este artigo apresenta uma análise dos enunciados religiosos sobre a castidade infantil presentes na obra Arte de crear bem os Filhos na idade da Puericia. Publicada inicialmente em Portugal no ano de 1685, a obra de autoria do padre jesuíta Alexandre de Gusmão (1629-1724) oferecia um elenco de normativas que definiam como se deveria formar um “perfeito menino”. O conjunto de enunciados que analisamos evidenciam uma espécie de ordenamento moral da sexualidade, que influenciou significativamente o comportamento social da época. Esta operação moralizadora atuava também nos conhecimentos que deveriam ser ensinados, na prescrição de certos ditames práticos da vivência de corte, tidos como legítimos e adequados na construção de discursos que desejam produzir um sujeito infantil casto, puro, inocente. Nesse sentido, o discurso presente no tratado descrito por Gusmão é percebido como evidência e expressão de determinado sentido da infância no contexto da Reforma Católica no final do século XVII, tanto em Portugal, como no seu principal domínio ultramarino.Downloads
Referências
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
ARNAUT DE TOLEDO, C. A.; ARAÚJO, Vanessa Freitag de. Educação e religião na obra "Arte de criar bem os filhos na idade da puerícia", de Alexandre de Gusmão, de 1685. In: Anais. VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil"., 2009, Campinas.: Faculdade de Educação da UNICAMP/ HISTEDBR, 2009. v. 1. p. 1-21.
ARNAUT DE TOLEDO, C. A. ; BARBOZA, Marcos Ayres . Fundamentos da Educação Cristã no Brasil Colonial no Século XVII.. In: Cézar de Alencar Arnaut de Toledo; Maria Aparecida de Araújo Barreto Ribas; Oriomar Skalinski Junior. (Org.). Origens da Educação Escolar no Brasil Colonial. Volume III. 1ed.Maringá: EDUEM, 2015, v. III, p. 13-40.
BADINTER, Elizabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BLUTEAU, Raphael. Vocabulario Portuguez & Latino - volume 2, 1728. Disponível em: http://www.brasiliana.usp.br/en/dicionario/1/castidade Acessado: 04/09/2015.
BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e Maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
___. Alguns apontamentos sobre as relações infância/poder numa perspectiva foucaultiana. In: Anais. 26ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), 2003, Poços de Caldas (MG), 2003. p. 1-13.
CORAZZA, Sandra Mara. História da infância sem fim. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
FONSECA, Thais Nívia de Lima e. Letras, ofícios e bons costumes: civilidade, ordem e sociabilidade na América Portuguesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: a vontade saber. 17ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & Senzala: formação da família brasileira sob o 307 regime da economia patriarcal. 29a ed. Rio de Janeiro: Record, 1994.
GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
GUSMÃO, Alexandre de. Arte de crear bem os filhos na idade da puericia, Dedicada ao Minino de Belém, JESU Nazareno. Lisboa: Officina de Miguel Deslandes, 1685.
___. Arte de crear bem os filhos na idade da puericia, Dedicada ao Menino de Belém Iesu Nazareno/Séries Clássicos de História e Filosofia da Educação. GHIGGI, Gomercindo & TAMBARA, Elomar (org). Pelotas: Seiva Publicações, 2000.
___. Arte de Criar bem os filhos na idade da puerícia – Dedicada ao Menino de Belém Iesu Nazareno. VENÂNCIO, Renato Pinto & RAMOS, Jânia Martins (org). São Paulo: Martins Fontes, 2004.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação; estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 35-86.
LEITE, Serafim. A História da Companhia de Jesus no Brasil. Tomo IV – VI. São Paulo: Loyola, 2004.
O’NEILL, Charles E.; DOMÍNGUEZ, Joaquim María. Diccionnario Histórico de La Compañía de Jesús: Bibliográfico – temático. Vol. II. Roma: Institutum Historicum;Madrid: Universidad Pontifícia Comillas 2001. p. 1851.
PADRE NOBREGA, Manoel da. Cartas do Brasil : 1549-1560. Nobrega, Manuel da, 1517-1570. Disponível em: http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/00381610#page/1/mode/1up Acessado: 09/09/2015.
PAIVA, José Maria. Educação Jesuítica no Brasil Colonial. In: LOPES, Eliane M. T.; FARIA FILHO, Luicano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. [5ª Ed.]. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, pp. 43-60.
REVEL, REVEL, Jacques. Os usos da civilidade. ARIÈS, Philippe, CHARTIER, Roger (orgs). História da vida privada: da Renascença ao Século das Luzes – São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p.169-210.
SANTOS, Zulmira C. Lei «política», lei «cristã»: as formas da conciliação em Academia nosmontes, e conversações de homens nobres (1642) de Manuel Monteiro de Campos. In: Península Revista de Estudos Ibéricos. n.1,2004, 307-318.
SOUZA, Lais Viena de. Má educação e maus exemplos: o discurso pedagógico/ moral do padre Alexandre de Gusmão S. J. (1629-1724). In: Anais. VIII Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões, 2006.
SOUZA, Lais Viena de. Como “tábuas rasas”: Infância e Educação no discurso do Padre Alexandre de Gusmão (1629-1724). In: Anais. V Encontro Estadual de História, 2010, Salvador. Anais do evento, 2010.
SOUZA, Lais Viena de. Educando nas letras e guardados nos bons costumes: Padre Alexandre de Gusmão S.J. Salvador: EDUFBA, 2015.
TORRES, Juan de. Philosophia moral de principes para su Buena criança y gobierno: y para personas de todos os estados. Lisboa: Impresso por Pedro Crasbeck, 1602.
VENÂNCIO, Renato Pinto; Ramos, Jânia Martins. Apresentação. In: GUSMÃO, Alexandre de. Arte de Criar bem os filhos na idade da puerícia – Dedicada ao Menino de Belém Iesu Nazareno. VENÂNCIO, Renato Pinto & RAMOS, Jânia Martins (org). São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 9-32.
WEINMANN, Amadeu de Oliveira. Infância: um dos nomes da não razão. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.