Provincializar a Europa: a proposta epistemológica de Dipesh Chakrabarty.

Autores

  • Antônio Manoel Elíbio Júnior UFRN
  • Marcos Costa Lima UFPE
  • Carolina Soccio Di Manno de Almeida UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v7i13.303

Palavras-chave:

Colonialismo. Dipesh Chakrabarty. Estudos Subalternos.

Resumo

O artigo analisa o debate epistemológico acerca da escrita da história, proposto pelo historiador indiano Dipesh Chakrabarty. Juntamente com oito colegas, entre os quais Ranajit Guha, o intelectual indiano constituiu o coletivo editorial Subaltern Studies em 1982. Chakrabarty elabora uma crítica à história eurocêntrica e ao nacionalismo, ao orientalismo e ao imperialismo europeu. O texto caracteriza-se pela tentativa de articular e inserir a obra de Chakrabarty as discussões realizadas no âmbito dos estudos pós-colonialistas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Manoel Elíbio Júnior, UFRN

Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Doutor em História Social pela Unicamp e Pós-Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco.

Marcos Costa Lima, UFPE

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e Pós-Doutor pela Université Paris XIII. Ocupa a Cátedra Rui Barbosa no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Leiden- Holanda (2012). Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais – ANPOCS.

Carolina Soccio Di Manno de Almeida, UFPE

Mestra e Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2015-09-28

Como Citar

Elíbio Júnior, A. M., Lima, M. C., & Almeida, C. S. D. M. de. (2015). Provincializar a Europa: a proposta epistemológica de Dipesh Chakrabarty. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 7(13), 61–79. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v7i13.303

Edição

Seção

Artigos Livres