Uma abordagem discursiva da censura no Brasil em tempos de ditadura: gonzaguinha e a resistência pela música.

Autores

  • Leila Medeiros de Menezes Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Décio Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Enunciação e censura. Ditadura. Gonzaguinha.

Resumo

O artigo tematiza um determinado modo de circulação das práticas linguageiras caracterizado pela conturbada relação que se estabeleceu no Brasil a partir de meados dos anos 1960 até o início dos anos 1980 entre vozes hegemônicas, pretensas detentoras da legitimidade do dizer, e vozes que se recusaram a se silenciar diante do veto da censura. Gonzaguinha, nosso estudo de caso, soube como poucos condensar a experiência humana para mostrar o jogo que precisava ser jogado, procurando as “brechas da linguagem” para denunciar as arbitrariedades do sistema ditatorial vigente. Fazendo uso da palavra cantada, falou, apesar da censura. Não dissimulou nem escondeu o que não dava para ocultar, pagando, por isso mesmo, o alto preço do silenciamento de sua voz.

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Biografia do Autor

Leila Medeiros de Menezes, Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mestre em História. Professora do Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Décio Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Linguística Aplicada. Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do CNPq.

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Publicado

2014-12-07

Como Citar

Menezes, L. M. de, & Rocha, D. (2014). Uma abordagem discursiva da censura no Brasil em tempos de ditadura: gonzaguinha e a resistência pela música. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 6(12). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10560

Edição

Seção

Artigos Livres