Microfísica do poder e poder local

Autores

  • Janaína Rigo Santin UPF
  • Sheron Marcante UPF

Palavras-chave:

Michel Foucault. Poder. Princípio da Subsidiariedade.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a importância e o poder dos indivíduos perante a sociedade em que estão inseridos. Desse modo, esta pesquisa tem relevância para compreender o fenômeno jurídico contemporâneo a partir da descentralização do poder constatada pela relativização da soberania estatal. O poder é tradicionalmente concebido de forma centralizada, mais especificamente no Estado – tendo como base/fundamento o contrato social. Contudo, atualmente se verifica o fenômeno da descentralização do poder, que pode ser entendida a partir da ideia de Microfísica do Poder. E esta microfísica do poder ressalta o Poder Local que se demonstra mais atento às particularidades locais. A hipótese a ser analisada é a de que o Princípio da Subsidiariedade corrobora a ideia de que o poder de maior relevância para a sociedade atualmente é aquele que é exercido pelas pessoas, instituições, sindicatos, entre outras organizações – ou seja, o Poder Local – que estão inseridas na realidade daquela localidade e, por isso, suas decisões atendem melhor as suas necessidades. A metodologia adotada é a multidisciplinar e dialética tendo em vista que aborda o tema da relação entre poder e Direito a partir do Direito, da Filosofia e da Sociologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Rigo Santin, UPF

Pós-Doutora em Direito pela Universidade de Lisboa, com bolsa CAPES. Doutora em Direito pela UFPR; Mestre em Direito pela UFSC; Advogada; Professora da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação stricto sensu – Mestrado em História da Universidade de Passo Fundo – RS.

Sheron Marcante, UPF

Advogada e Bacharel em Direito pela Universidade de Passo Fundo. Bolsista de iniciação científica CNPq.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

Santin, J. R., & Marcante, S. (2015). Microfísica do poder e poder local. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 6(11). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10552

Edição

Seção

Artigos Livres