O surgimento do campo da atividade física para idosos no Brasil

Autores

  • Silvio de Cassio Costa Telles Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Thulyo Lutz Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rodrigo Vilela Elias Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
  • Romulo Meira Reis Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Idosos. Atividade física. Construção do campo.

Resumo

É comum hoje em dia a inserção do idoso brasileiro no rol da prática de atividades físicas. No entanto, até o segundo quartel do século XX, acreditava-se que a prática de atividade física sistemática poderia ser nociva ou mesmo antecipar a morte. Este estudo busca analisar e descrever como surgiu o campo da atividade física para idosos no Brasil. Metodologicamente utilizamos uma pesquisa bibliográfica aliada à Teoria do Campo do sociólogo Pierre Bourdieu (1983), que possibilitou a analogia entre o campo internacional do idoso, que se mostrou precursor, e o campo nacional. Tal relação desenvolveu um novo habitus, que transformou o medo em confiança, a dúvida em certeza, o sedentarismo em dinamismo, a eminência da morte em ampliação da vida, culminando no arquétipo dos “novos velhos” brasileiros.

Downloads

Biografia do Autor

Silvio de Cassio Costa Telles, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Doutor em Educação Física; Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Thulyo Lutz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Especialista em Educação Física; Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rodrigo Vilela Elias, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Mestre em Educação Física; Professor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Romulo Meira Reis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação Física; Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

Telles, S. de C. C., Lutz, T., Elias, R. V., & Reis, R. M. (2015). O surgimento do campo da atividade física para idosos no Brasil. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 6(11). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10549

Edição

Seção

Artigos Livres