Lugares, pessoas e objetos definindo conceitos de design na Paris dos séculos XVII e XVIII: sob um olhar da Semiótica e da Psicologia Cognitiva.

Autores

  • Lucia Teresinha Peixe Maziero PUCPR
  • João Henrique Bonametti PUCPR

Palavras-chave:

Semiótica. Conceitos de design. Cultura.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo empírico sobre como necessidades constituídas nos indivíduos definiram conceitos de conforto, informalidade e moda, que se concretizam em design. Para a investigação foi construído um processo de análise, aplicado em um recorte do período entre os séculos XVII e século XVIII, em Paris, cenário de grandes transformações da era moderna. A hipótese que orientou a pesquisa fez referência aos significados que são formados em um processo de pensamento fenomenológico, gerado tanto no entendimento individual quanto em entendimento coletivo. Consequentemente, esses significados são identificados com base na teoria semiótica e na psicologia cognitiva, ampliando o debate a respeito da percepção e do pensamento na definição de conceitos. Como resultado, provoca uma reflexão sobre como lugares, pessoas e objetos, em evento histórico, definiram signos voltados às linguagens contemporâneas, afetando a condição socioeconômica e mudando o modo de vida das pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Teresinha Peixe Maziero, PUCPR

Professora Titular da Escola de Arquitetura e Design na PUCPR, de Semiótica e Projeto de Paisagismo. Professora do Curso de Especialização em Arquitetura da Paisagem. Doutora em Cartografia e Geoprocessamento pela UFPR.

João Henrique Bonametti, PUCPR

* Professor Titular da Escola de Arquitetura e Design PUCPR, de Projeto de Paisagismo e História da Arquitetura. Coordenador do Curso de Especialização em Arquitetura da Paisagem. Doutor em História Social / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, pela Universidade de São Paulo / USP (São Paulo).

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

Maziero, L. T. P., & Bonametti, J. H. (2015). Lugares, pessoas e objetos definindo conceitos de design na Paris dos séculos XVII e XVIII: sob um olhar da Semiótica e da Psicologia Cognitiva. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 6(11). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10544

Edição

Seção

Artigos Livres