Lugares, pessoas e objetos definindo conceitos de design na Paris dos séculos XVII e XVIII: sob um olhar da Semiótica e da Psicologia Cognitiva.
Palavras-chave:
Semiótica. Conceitos de design. Cultura.Resumo
Este artigo apresenta um estudo empírico sobre como necessidades constituídas nos indivíduos definiram conceitos de conforto, informalidade e moda, que se concretizam em design. Para a investigação foi construído um processo de análise, aplicado em um recorte do período entre os séculos XVII e século XVIII, em Paris, cenário de grandes transformações da era moderna. A hipótese que orientou a pesquisa fez referência aos significados que são formados em um processo de pensamento fenomenológico, gerado tanto no entendimento individual quanto em entendimento coletivo. Consequentemente, esses significados são identificados com base na teoria semiótica e na psicologia cognitiva, ampliando o debate a respeito da percepção e do pensamento na definição de conceitos. Como resultado, provoca uma reflexão sobre como lugares, pessoas e objetos, em evento histórico, definiram signos voltados às linguagens contemporâneas, afetando a condição socioeconômica e mudando o modo de vida das pessoas.Downloads
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