O Serviço de Proteção aos Índios e os projetos de desenvolvimento dos Postos Indígenas: o Programa Pecuário e a Campanha do Trigo entre os Kaingang da IR7

Autores

  • Ana Lúcia Vulfe Nötzold UFSC
  • Sandor Fernando Bringmann UFSC

Palavras-chave:

SPI. Projetos. Desenvolvimento

Resumo

No presente texto, analisamos algumas ações e estratégias desenvolvimentistas do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) que visavam tornar auto sustentáveis os Postos Indígenas espalhados pelo Brasil. O grande objetivo dos projetos elaborados pelo SPI era a inserção dos indígenas na dinâmica produtiva regional, visando diminuir o ônus de sua manutenção para os cofres do governo federal. Neste sentido destacaremos o papel desempenhado por dois projetos de desenvolvimento organizados entre os anos 1940 e 1950: o Programa Pecuário e a Campanha do Trigo, que tiveram grande impacto na organização sociocultural e espacial dos indígenas, principalmente entre os Kaingang da 7ª Inspetoria Regional (IR7), que compreendia os Postos indígenas do Sul do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Vulfe Nötzold, UFSC

Doutora em História pela Universidade de Poitiers-França.Professora Associada do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC. Coordenadora do Laboratório de História Indígena (LABHIN/UFSC) e do Observatório da Educação (OBEDUC/MEC/CAPES/UFSC).

Sandor Fernando Bringmann, UFSC

Doutorando em História pelo PPGH/UFSC. Pesquisador junto ao Laboratório de História Indígena (LABHIN/UFSC) e colaborador no projeto OBEDUC. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2015-06-05

Como Citar

Nötzold, A. L. V., & Bringmann, S. F. (2015). O Serviço de Proteção aos Índios e os projetos de desenvolvimento dos Postos Indígenas: o Programa Pecuário e a Campanha do Trigo entre os Kaingang da IR7. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 5(10). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10538

Edição

Seção

Artigos Livres