Os Novos Movimentos Religiosos Católicos e a reação à pós-modernidade.
Palavras-chave:
Novos Movimentos Religiosos. Pós-modernidade. Catolicismo.Resumo
: É amplamente reconhecida a capacidade da Igreja Católica de se renovar a partir dos desafios que lhe são impostos pela história. Essa habilidade de ler os “sinais dos tempos” e se adaptar é destacada como uma das justificativas para sua longevidade e vitalidade. Nas últimas décadas, essa característica da Igreja volta a ser ressaltada, à medida que os desafios trazidos pela sociedade pós-moderna aguçam seu sentido de sobrevivência e reação e a fazem retomar práticas que pareciam esquecidas e que, neste momento, lhe restituem o vigor. Enfrentando no Brasil, como também em todo Ocidente, a perda de fiéis, o catolicismo se renova e retoma alguns elementos de seu antigo fervor. Nesse sentido, trataremos aqui de um dos componentes mais significativos dessa renovação que é o movimento de “Novas Comunidades”, cujo principal representante no Brasil é a “Canção Nova”. Antes, porém, de analisarmos esse movimento, procuraremos estabelecer os aspectos históricos da ação da Igreja em relação à modernidade, para compreendermos sua posição atual no quadro da pós-modernidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.