Visões sobre Eshu: Imagens e interpretações da Cosmologia Iorubá na África Ocidental. O olhar dos cientistas sociais (1950-1980)

Autores

  • Anderson Ribeiro Oliva UnB

Palavras-chave:

Eshu. Cosmologia Iorubá. África Ocidental.

Resumo

O texto agora apresentado, que faz parte de uma investigação de maior dimensão, possui como principal objetivo identificar a forma como as imagens e funções cosmogônicas atribuídas a Eshu – orixá do panteão iorubá – foram tratadas nas leituras elaboradas por quatro cientistas sociais que realizaram seus trabalhos de campo na região da iorubalândia, na África Ocidental, entre as décadas de 1950 e 1980. Apesar de algumas divergências observadas nas pesquisas analisadas tornou-se evidente que, o uso da tradição oral iorubá, permitiu - mesmo com as interferências das ações europeias nessa área do Golfo da Guiné ao longo dos séculos XIX e XX - uma análise reveladora do papel desempenhado por Eshu no pensamento e na estrutura cosmológica dos iorubás.

Downloads

Biografia do Autor

Anderson Ribeiro Oliva, UnB

Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade de Brasília, atuando nas áreas de História da África e Teoria e Metodologia do Ensino de História. Doutor em História Social.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Oliva, A. R. (2012). Visões sobre Eshu: Imagens e interpretações da Cosmologia Iorubá na África Ocidental. O olhar dos cientistas sociais (1950-1980). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 4(8). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10501