Contrabando na fronteira meridional do Brasil – por fora e por dentro da Alfândega (1845-1889).
Palavras-chave:
Contrabando. Fronteira. Processos CrimeResumo
O presente artigo aborda as práticas de contrabando empreendidas através da fronteira sul do Brasil nos municípios de Alegrete, Uruguaiana, Santana do Livramento e Quaraí, entre os anos de 1845 e 1889. Através de Processos Crimes de Apreensão de Contrabando e de Autos de Responsabilidade, foi possível apontar os diferentes contextos dessa prática, as mercadorias e os caminhos do comércio ilícito, bem como, seus agentes e estratégias. Nesse sentido, constatou-se que a Alfândega, localizada em Uruguaiana, cumpria papel fundamental no desempenho do contrabando através de práticas corruptas sedimentadas no procedimento de funcionários e inspetores ao longo de anos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.