Iracema, para além das expectativas. Ficionalização da História em José de Alencar.

Autores

  • Tito Barros Leal Universidade Clássica de Lisboa

Palavras-chave:

Iracema. José de Alencar. Historiografia.

Resumo

Iracema (1865), obra maior de José de Alencar, mistura em seu enredo fabular Literatura e História. Escrita a partir da perspectiva do como-deve-ter-sido, a Lenda do Ceará traça o panorama de um possível universo colonial reinventando o tempo dos primeiros contatos interétnicos. Conferindo movimento e cor às narrativas colhidas nos cronistas do Brasil colonial, José de Alencar transcende a estáticamonocrômica própria daqueles documentos históricos e (re)constrói as práticas e mentalidades de um passado distante. O poema em prosa revela, portanto, uma perspectiva historiográfica muito peculiar, intimamente ligada à estética nacionalista proposta pelo escritor cearense. A intenção deste artigo é, pois, discutir as característica desta obra clássica da literatura brasileira contribuindo para a percepção de um José de Alencar, historiador à sua maneira.

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Biografia do Autor

Tito Barros Leal, Universidade Clássica de Lisboa

Doutorando em História pela Universidade Clássica de Lisboa; Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em Estudos Clássicos, Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP

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Publicado

2015-06-01

Como Citar

Leal, T. B. (2015). Iracema, para além das expectativas. Ficionalização da História em José de Alencar. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 4(7). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10466

Edição

Seção

Artigos Livres