A cruz que alumeia o mundo: narrativas memoráveis sobre os penitentes e a devoção à Cruz da Rufina, no sul do Ceará.

Autores

  • Cícero Joaquim dos Santos Professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Palavras-chave:

Memória. Penitente. Morte

Resumo

Este artigo problematiza a relação entre as práticas dos penitentes e a construção das memórias sobre a devoção à Santa Cruz da Rufina, no Sul do Ceará. Um monumento foi erguido em homenagem ao padecimento trágico da Rufina, possivelmente ocorrido entre os fins do século XIX e o limiar do século XX. Tomando como núcleo da investigação as narrativas orais dos devotos desse espaço sagrado, a pesquisa abarca o universo fúnebre e devocional dos narradores, apresentando os passos palmilhados pelos penitentes e as escutas sensíveis dos devotos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero Joaquim dos Santos, Professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutorando em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador do Laboratório de Imagem, História e Memória (LABIHM/URCA).

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Santos, C. J. dos. (2015). A cruz que alumeia o mundo: narrativas memoráveis sobre os penitentes e a devoção à Cruz da Rufina, no sul do Ceará. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 4(7). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10464

Edição

Seção

Artigos Livres