Continuidades e avanços nos saberes médicos na Europa da primeira metade do século XVIII: uma análise dos Tratados Médicos de Ayala (1705) e Sanz de Dios (1730).
Palavras-chave:
Tratados Médicos. Continuidades. AvançosResumo
Neste artigo buscamos demonstrar a manutenção de pressupostos hipocráticogalênicos e a crescente influência dos novos procedimentos terapêuticos, advindos da difusão de novos conhecimentos médicos e da introdução de novos medicamentos em dois Tratados de Medicina publicados na Espanha, no século XVIII. São eles, o Tratado Principios de Cirugia de Geronimo de Ayala, plenamente identificado com a escola hipocrático-galênica e o Tratado Medicina Practica de Guadalupe de Francisco Sanz de Dios, que adota uma postura mais crítica em relação aos saberes clássicos e às concepções da saúde e da doença defendidas pela teoria humoral.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.