A razão urbana fotografada: imagens do aterro da Avenida Beira-Rio por Léo Guerreiro e Pedro Flores (1950-1960).

Autores

  • Karina dos Reis Kerpen PUCRS

Palavras-chave:

Urbanização. Fotografia. Aterro

Resumo

No presente artigo foram analisadas as fotografias aéreas da construção do aterro da Avenida Beira-Rio, feitas por Léo Guerreiro e Pedro Flores na cidade de Porto Alegre. A análise objetivou a seqüência de oito fotografias executadas em 1959. O propósito do artigo foi o de reconstruir o expressivo processo de transformação urbana que este aterro representou para Porto Alegre, a partir do trabalho de dois dos fotógrafos responsáveis pelas imagens oficiais produzidas pelo Palácio Piratini – sede do Governo Estadual do Rio Grande do Sul.

Downloads

Biografia do Autor

Karina dos Reis Kerpen, PUCRS

Bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e mestranda do Programa de Pós Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Downloads

Publicado

2015-05-31

Como Citar

Kerpen, K. dos R. (2015). A razão urbana fotografada: imagens do aterro da Avenida Beira-Rio por Léo Guerreiro e Pedro Flores (1950-1960). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 3(5). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10433

Edição

Seção

Artigos Livres