Problemas, limites e possibilidades: os desafios do paradigma biográfico

Autores

  • Rodrigo Ribeiro Paziani UNESP

Palavras-chave:

Biografia, eixo temático, historiografia.

Resumo

Questionada durante séculos por intelectuais das ciências humanas, a biografia parece ocupar novamente um lugar de destaque na escrita da história (e, de modo geral, cientifica). O gênero biográfico conquistou um novo patamar de compreensão da “complexidade” do real em virtude das possibilidades abertas pela “história cultural” que se voltou, cada vez mais, para uma abordagem interpretativa de indivíduos e grupos particulares, situados em locais e períodos bem circunscritos na história, fato que permitiu novos debates acerca do papel dos sujeitos, da narrativa, dos ‘case studies’, do cotidiano etc. Nosso trabalho pretende apresentar uma breve trajetória da discussão em torno da biografia e alguns desafios colocados a este gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ribeiro Paziani, UNESP

Doutor em História pela UNESP/Campus de Franca. Docente dos cursos de História, Geografia e Pedagogia da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF). Membro da Diretoria do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de São José do Rio Preto (IHGG). Membro dos seguintes grupos institucionais de pesquisa: CIER (UFGD) e História Cultural (UFRGS).

Downloads

Publicado

2010-12-07

Como Citar

Paziani, R. R. (2010). Problemas, limites e possibilidades: os desafios do paradigma biográfico. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 2(4). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10407