O PROJOVEM URBANO NA TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS PARA JUVENTUDE - Desafios do programa e perspectivas de análise

Autores

  • Diego Monte Blanco UFRGS

Palavras-chave:

políticas públicas para jovens, exclusão social, cidadania

Resumo

O artigo apresenta o ProJovem Urbano numa perspectiva genealógica das ações voltadas para infância e juventude no Brasil, procurando destacar aspectos que demarcam historicamente as políticas sociais destinadas a essa população. Mesmo organizado em pressupostos atuais de cidadania e de garantia de direitos, existem incertezas por parte dos jovens participantes de que o programa possa gerar mudanças nas suas atuais condições socioeconômicas. Esta política oferta a possibilidade do jovem concluir o ensino fundamental numa proposta curricular que integra educação básica, formação técnica e participação cidadã. Este texto procura evidenciar que os desafios não estão presentes apenas nos resultados esperados para com a juventude beneficiária do ProJovem, mas, principalmente, na construção e implementação do próprio programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Monte Blanco, UFRGS

* Sociólogo, Mestre em Sociologia (UFRGS) e doutorando em Sociologia pela UFRGS. Membro do ITAPUY – Instituto de Estudos e Educação para o Desenvolvimento Local.

Downloads

Publicado

2010-07-07

Como Citar

Blanco, D. M. (2010). O PROJOVEM URBANO NA TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS PARA JUVENTUDE - Desafios do programa e perspectivas de análise. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 2(3). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10394

Edição

Seção

Artigos Livres