UM POBRE HOMEM: A TRAJETÓRIA ECONÔMICA E SOCIAL DO RIO GRANDE DO SUL DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA NA VISÃO DE DYONÉLIO MACHADO.

Autores

  • Samara Duarte da Silva UFRGS

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Comparativismo, Diacronia

Resumo

A proposta deste artigo é analisar a trajetória econômica e social do Rio Grande do Sul durante a Primeira República, a partir de um conto de Dyonélio Machado, intitulado Um pobre homem (1927). A analogia será feita a partir de três características selecionadas: a questão da rizicultura nas lavouras, a prostituição, e, por último, as doenças que se propagavam pela falta de condições de higiene nas camadas sociais mais populares. A linha teórica na qual se insere a análise está ligada à História Comparada, postulada por Marcel Detienne. Tal proposta metodológica insere um olhar diversificado do historiador em relação aos seus objetos de pesquisa. Além de remeter à interdisciplinaridade, o método comparativo abrange também o estudo de materiais diacrônicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Duarte da Silva, UFRGS

Graduada em licenciatura plena em História pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA); graduanda em bacharelado em Artes Visuais e pós-graduanda em Arte, Corpo e Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2015-05-30

Como Citar

Silva, S. D. da. (2015). UM POBRE HOMEM: A TRAJETÓRIA ECONÔMICA E SOCIAL DO RIO GRANDE DO SUL DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA NA VISÃO DE DYONÉLIO MACHADO. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 1(2). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10384