O tratamento constitucional e a implementação de políticas públicas para o trabalho da mulher no Brasil e na Argentina

Autores

  • Josirene Cândido Londero Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v18i0.4463

Palavras-chave:

Mulher, Brasil, Argentina, Mercado de trabalho

Resumo

Este estudo tem como objetivo a análise do aparato constitucional de Brasil e Argentina, identificando o tratamento dispensado à mulher, no que se refere a sua inserção no mercado de trabalho. Pretende, a partir disso, identificar políticas governamentais implementadas pelos dois países para o cumprimento dos compromissos firmados com a ratificação dos comandos ditados pela Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW), no sentido de oferecer maior igualdade à mulher nas relações trabalhistas. Para tal, o estudo adota o método comparativo, analisando as Cartas Magnas dos dois países, documentos autorizadores e otimizadores de políticas públicas para a minimização das discriminações contra a mulher no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josirene Cândido Londero, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC/RS

Docente do Ensino Superior Jurídico e Advogada. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS/ BRASIL) e Doutora pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/RS/ BRASIL). Diretora do Instituto de desenvolvimento Humano e Estudos Regionais (IDHER/ SCS/RS/BRASIL).

Downloads

Publicado

08-05-2015

Como Citar

Londero, J. C. (2015). O tratamento constitucional e a implementação de políticas públicas para o trabalho da mulher no Brasil e na Argentina. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 18, 65–88. https://doi.org/10.14295/juris.v18i0.4463

Edição

Seção

Artigos