Diferenças e semelhanças entre arquivos e bibliotecas: o profissional da informação em evidência

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo
  • Suelen de Oliveira Campos Ufes
  • Maria Aparecida de Mesquita Calmon Ufes

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Arquivologia, Unidades de Informação, Informação bibliográfica, Informação arquivística.

Resumo

Os arquivos e as bibliotecas constituem unidades de informação que exercem importantes funções na Sociedade da Informação. Essas unidades são detentoras de informação que quando contextualizada proporciona valor ao usuário, agregando-lhe novos conhecimentos em sua vida social. Embora tenham grandes semelhanças, as informações fornecidas por essas unidades são tratadas de forma diferenciada, sob o enfoque arquivístico para os arquivos ou bibliográfico para as bibliotecas, o que determina a grande diferença entre esses dois tipos de unidades de informação. Assim sendo, este artigo objetiva relacionar arquivos e bibliotecas destacando as diferenças e semelhanças existentes entre eles. Por meio de entrevista aplicada a um bibliotecário e um arquivista, o estudo constatou que, na prática, esses profissionais desempenham atividades similares, adequando-se conforme as necessidades da instituição mantenedora e dos usuários, desempenhando as funções de um profissional da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Discente e bolsista de Iniciação Científica do Curso de Arquivologia da Ufes.

Suelen de Oliveira Campos, Ufes

Graduada em Arquivologia. Especialista em Gestão de Projetos.

Maria Aparecida de Mesquita Calmon, Ufes

Graduanda em Biblioteconomia pela Ufes.

Referências

ARAÚJO, Eliany Alvarenga; OLIVEIRA, Marlene de. A produção de conhecimento e a origem das bibliotecas. In: OLIVEIRA, Marlene de (Coord.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

BECK, Ingrid. ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Manual de preservação de documentos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1991.

LUCCAS, Lucy.; SERIPIERRI, Dione. Conservar para não restaurar: uma proposta para preservação de documentos em bibliotecas. Brasília: Thesaurus, 1995.

MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. 3. ed. São Paulo: Ática, 2001.

OLIVEIRA, Marlene de. Origens e evolução da Ciência da Informação. In: ______ (Coord.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

SCHELLENBERG, Theodore R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

SANTA ANNA, Jorge. (Re)pensando o fazer bibliotecário: da posse informacional ao acesso. In: Seminário de Informação em Artes. Rio de janeiro, 11 a 13 de Nov. de 2013, Anais eletrônicos. Disponível em: < http://redarterj.com/chamada-de-trabalho/>. Acesso em: 24 fev. 2014.

SANTA ANNA, Jorge; CALMON, Maria Aparecida; CAMPOS, Suelen. Fatores interferentes na catalogação: estudo em diferentes contextos. In: Encontro Internacional de Catalogadores, 9. Catalogação: do real ao virtual. Rio de Janeiro, 26 a 29 de novembro de 2013, Anais eletrônicos. Disponível em: < http://www.enacat.ufscar. br/index.php/eic-enacat/eic-enacat/paper/viewFile/21/15>. Acesso em: 24 fev. 2014.

SOUZA, Sebastião de. CDU: como entender e utilizar a edição-padrão internacional em língua portuguesa. 3. ed. Brasília, DF: Thesaurus, 2004.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da ciência da informação. São Paulo: Cultura acadêmica: Polis, 2008.

WEITZEL, Simone. O desenvolvimento de coleções e a organização do conhecimento: suas origens e desafios. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 61 - 67, jan./jun. 2002.

Downloads

Publicado

2016-02-25

Como Citar

Santa Anna, J., Campos, S. de O., & Calmon, M. A. de M. (2016). Diferenças e semelhanças entre arquivos e bibliotecas: o profissional da informação em evidência. BIBLOS, 29(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4890

Edição

Seção

Artigos