Notícias

Chamada para Artigos: Chamada para artigos

 

A questão do trauma marca a história da psicanálise e está muitas vezes presente nos seus momentos mais fortes.

Em primeiro lugar, Freud pensou que a neurose, e em particular a histeria, era devida a um trauma sexual: a «sedução» da criança por um adulto do seu ambiente, eventualmente o seu próprio pai. Renunciou a esta generalização, quando tomou consciência de que esta sedução, em muitos casos, era da ordem da fantasia, o que não significa, aliás, que as crianças nunca sejam objecto de agressões reais.

Um dos seus discípulos mais inventivos, Ferenczi, nunca renunciou, aliás, a trabalhar sobre o trauma, sobre o qual deu descrições impressionantes. Ressalta assim «em primeiro lugar a paralisia completa de toda a espontaneidade, e depois de qualquer trabalho de pensamento, ou mesmo de estados semelhantes aos estados de choque, ou de coma, no domínio físico». Nele vê a fonte de uma clivagem da pessoa «numa parte sensível, brutalmente destruída, e outra que sabe tudo mas não sente nada, de certo modo».

 
Publicado: 2020-02-20 Mais...
 

Chamada para artigos

 
Estamos abertos até 15 de junho de 2020 para receber artigos com o tema do "Trauma" e suas relações na clínica e na cultura.  
Publicado: 2019-12-03
 
1 a 2 de 2 itens