Dignidade e liberdade para viver: provocações teóricas sobre as políticas públicas de transferência de renda

Autores

  • Hemerson Luiz Pase FURG
  • Cláudio Corbo UFPel
  • Ana Paula Dupuy Patella FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/cn.v1i1.8622

Palavras-chave:

Direitos Humanos, políticas compensatórias, teoria política, ODH, NEPPU.

Resumo

O trabalho discute a potencialidade de uma política pública redistributiva de transferência de renda condicionada e focalizada incorporar os segmentos sociais excluídos da cidadania e da justiça. A hipótese de trabalho afirma que o Programa Bolsa Família contribui com a diminuição da pobreza, além de estimular os beneficiários para a busca do mercado de trabalho que, contudo, indica exatamente sua insuficiência para incorporar os mais pobres à cidadania. Entendemos que a Renda Básica de Cidadania é uma proposta de política pública que carrega a possibilidade de incorporar os mais pobres e excluídos à cidadania. A metodologia adotada opta pela discussão teoria de conceitos como ética, trabalho, tempo livre e liberdade de tomar decisão, além de algumas referências a dados secundários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hemerson Luiz Pase, FURG

Doutor em Ciência Política. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social e Coordenador do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Opinião (NEPPU) da Universidade Federal do Rio Grande.

Cláudio Corbo, UFPel

Mestre em Ciência Política (UFPel). Professor de Geografia.

Ana Paula Dupuy Patella, FURG

Mestre em Direito e Justiça Social na Universidade Federal de Rio Grande - FURG e em Ciência Política na Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional pela UFPel (2015), Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atua como pesquisadora voluntária no Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da FURG, onde trabalha com a análise da implementação e a avaliação de políticas públicas relacionadas a direitos fundamentais e dignidade humana e com a problemática da qualidade da democracia com vistas à constituição da democracia substantiva no Brasil e a concretização da cidadania, sob a perspectiva da cultura política.

Referências

CAMPELLO, T.; MELLO, J. O processo de formulação e os desafios do Plano Brasil Sem Miséria: por um país rico e com oportunidades para todos. O Brasil sem Miséria. Brasil, 2014. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/biblioteca/Livro_BSM/livro_o_brasil_sem_miseria-2.pdf.pagespeed.ce.37VIeBK0LM.pdf>.

CECCHINI, S. Transferências condicionadas na América Latina e Caribe: da inovação à consolidação. In: Campello, T.; NERI, M. C. (Eds.). Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013.

COHEN, G.A. La teoría de laHistoriaen Karl Marx: una defensa.Siglo XXI. Madrid, 1986.

COLIN, D.R.A.; PEREIRA, J.M.F.; GONELLI, V.M.M. Trajetória de construção da gestão integrada do Sistema Único de Assistência Social, do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família para a consolidação do modelo brasileiro de proteção social. In: Campello, T.; NERI, M. C. (Eds.). Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013.

DIETERLEN, P. La pobreza: unestudio filosófico. Ciudad do Mexico: Fondo De Cultura Econômica, 2003.

FABRES, R. Ética e Emancipação no século XXI: o jovem Marx e a dialética do florescimento humano. Revista SapereAudê. n. 11, p. 113-134: 2015.

FRASER, N. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Cadernos de Campo, v. 15, n. 14-15, p. 231-239, 2006.

GORZ, A. MetamorfosisdelTrabajo. Madrid: Editorial Sistema, 1997.

HELLER, A. La teoría de lasNecesidadesen Marx. Barcelona: Península 3, 1998.

HONNETH, A.; ANDERSON, J. Autonomia, vulnerabilidade, reconhecimento e justiça. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, n. 17, p. 81-112, 2011.

KERSTENETZKY, C.L. Redistribuição e desenvolvimento? A economia política do programa bolsa família. Revista Dados, v. 51, n. 1, 2008.

MARCUSE, H. Eros e civilização: uma crítica filosófica ao pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, K. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010

MARX, K.Crítica do programa de Gotha. São Paulo: Boitempo,2012

NUSSBAUM, M. Lasfronteras de lajusticia: consideraciones sobre laexclusión, Buenos Aires: Editora Paidos, 2004.

NUSSBAUM, M. Sin fines de lucro: por quéla democracia necesita de las humanidades. Madrid: Katz, 2010.

PASE, H.; MELO, C.C.Políticas públicas de transferência de renda na América Latina. Rev. Adm. Pública [online]. 2017, vol.51, n.2, pp.312-329.

PAIVA, L. H.; FALCÃO, T.; BARTHOLO, L. Do Bolsa Família ao Brasil sem Miséria: Um resumo do percurso brasileiro recente na busca da superação da pobreza extrema. In:CAMPELLO, T.; CÔRTES, N.M. (eds): Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília, Ipea, 2013.

REGO, W.; PINZANI, A. Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania. São Paulo: Editora UNESP, 2013.

RESENDE, A.C.C.; OLIVEIRA, A.M.H.C. Avaliando resultados de um programa de transferência de renda: o impacto do Bolsa-Escola sobre os gastos das famílias brasileiras. Estudos Econômicos, Sao Paulo, v. 38, n. 2, p. 235-265, 2008.

SEN, A. La idea de lajusticia. México: Taurus, 2012.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SEN, A. O desenvolvimento como expansão de capacidades. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 28-29, p. 313-334, 1993. APA

SENSEN, O. Kant on human dignity. Berlin: Walter de Gruyter, 2011.

SOARES, F.V. et al. Cash transfer programmes in Brazil: impacts on inequality and poverty. 2006.

VAN PARIJS, P.; VAN DER VEEN, Robert J. Una vía capitalista al comunismo. Zona abierta, n. 46, p. 19-46, 1988.

VAN PARIJS, P. A renda básica: por que, como e quando nos países dos hemisférios Norte e Sul. Econômica/Revista do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense, v. 4, n. 1, 1999.

VAN PARIJS, P. Renda básica: renda mínima garantida para o século XXI? Estudos Avançados, v. 14, n. 40, p. 179-210, 2000.

VAN PARIJS, P.; ARNSPERGER, C. Ética econômica e social. São Paulo: Loyola, 2003

WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ZIMMERMANN, C.R. Os programas sociais sob a ótica dos direitos humanos: o caso do Bolsa Família do governo Lula no Brasil. Revista internacional de direitos humanos: SUR, 2006.

Downloads

Publicado

2021-04-26

Como Citar

PASE, Hemerson Luiz; CORBO, Cláudio; PATELLA, Ana Paula Dupuy. Dignidade e liberdade para viver: provocações teóricas sobre as políticas públicas de transferência de renda. Campos Neutrais - Revista Latino-Americana de Relações Internacionais, Rio Grande, RS, v. 1, n. 1, p. 86–103, 2021. DOI: 10.14295/cn.v1i1.8622. Disponível em: https://periodicos.furg.br/cn/article/view/8622. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.