Comunidade e Democracia
a experiência da Itália moderna
DOI:
https://doi.org/10.63595/rcn.v7i1.19112Palavras-chave:
cultura política, cultura cívica, instituições, capital social, clientelismoResumo
Esta obra retrata um trabalho denso e árduo de pesquisa que buscou, a partir da coleta de um volume importante de dados, analisar e testar variáveis independentes de diferentes estirpes para explicar o desenvolvimento econômico e a consolidação política institucional da Itália. O capital social surge como a principal variável explicativa da diferença entre o Norte e Sul italiano. Não obstante, o principal impacto desta obra foi influenciar leitores, e agendas de pesquisa, em vários outros países.
Downloads
Referências
BAQUERO, Marcelo. Reinventando a sociedade na América Latina: cultura, política, gênero, exclusão e capital social. Porto Alegre / Brasília: Ed. Universidade / UFRGS / Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), 2001.
BANDEIRA, Pedro S. O capital social e a atuação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. 2003. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Porto Alegre, 2003.
PASE, Hemerson L. Capital social e desenvolvimento rural no Rio Grande do Sul. 2006. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Porto Alegre, 2006.
PASE, Hemerson L. Capital social e desenvolvimento: a experiência do Rio Grande do Sul. Pelotas: Ed. UFPEL, 2016.
PUTNAM, Robert David. Comunidade e Democracia: a experiência da Itália moderna. Trad. Luis Alberto Monjardim. Rio de Janeiro: FGV, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).