Problemáticas internacionales y mundiales desde el pensamiento latinoamericano
DOI:
https://doi.org/10.63595/rcn.v7i1.18691Palavras-chave:
teorias, conceitos, doutrinasResumo
O livro "Problemáticas internacionales y mundiales desde el pensamiento latinoamericano" é uma obra coletiva que busca explorar as contribuições da região ao campo das Relações Internacionais e aos estudos globais. Dividido em cinco partes – Teorias e Enfoques Teóricos, Escolas de Pensamento e Redes, Conceitos, Doutrinas e Figuras –,aborda uma ampla gama de temas, desde teorias clássicas revisadas, como a Teoria da Dependência, até conceitos emergentes, como colonialidade e autonomia relacional. A obra também destaca figuras fundamentais para a construção do pensamento internacional latino-americano, como Celso Furtado, Theotonio dos Santos e Walter Mignolo. Ao longo de suas seções, o livro não apenas oferece uma revisão crítica de ideias existentes, mas também propõe uma renovação epistemológica que desafia a hegemonia eurocêntrica no campo das ciências sociais em geral e relações internacionais em particular. Com isso, torna-se uma ferramenta valiosa para acadêmicos, estudantes e formuladores de políticas interessados em perspectivas não-hegemônicas.
Downloads
Referências
DEVÉS, Eduardo; ÁLVAREZ, Silvia T.; DOMÍNGUEZ ÁVILA, Carlos Federico (eds.). Problemáticas internacionales y mundiales desde el pensamiento latinoamericano. 2. ed. corrigida e ampliada. Buenos Aires: CLACSO; Santiago: Ariadna Ediciones, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).