O princípio da impessoalidade e os critérios de impedimento em concursos públicos para a carreira do magistério superior federal:

um estudo das decisões dos Tribunais Regionais Federais (2003 – 2023)

Autores

  • Fernanda Egues Simões Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
  • Daniel Lena Marchiori Neto Professor Permanente dos Programas de Mestrado em Direito e em Administração Pública da Universidade Federal de Pelotas.

DOI:

https://doi.org/10.14295/rcn.v6i3.18572

Palavras-chave:

princípio da impessoalidade; , concursos públicos; , magistério superior federal.

Resumo

O princípio da impessoalidade é fundamental na administração pública no Brasil, assegurando igualdade de tratamento e oportunidades aos cidadãos. Nos concursos públicos para a carreira do magistério superior federal, regulamentados pela Lei 12.772/2012, esse princípio é essencial para garantir a lisura dos processos seletivos e evitar a endogenia, prática que pode comprometer a imparcialidade. Este artigo analisa como o judiciário interpreta e aplica o princípio da impessoalidade frente a alegações de impedimento na composição das bancas examinadoras, utilizando decisões dos cinco Tribunais Regionais Federais entre 2003 e 2023. A pesquisa adota o Método de Análise de Decisões (Freitas Filho; Lima, 2010) para avaliar a coerência dos julgados com os critérios estabelecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERELSON, B. Graduate education in the United States. New York: McGraw-Hill, 1960.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2024]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 13 nov. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; [...]. Diário Oficial da União: Brasília, DF. 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm. Acesso em: 13 nov. 2024.

BURRIS, V. The academic caste system: Prestige hierarchies in doctoral exchange networks. American Sociological Review, v. 69, n. 2, p. 239–264, 2004. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/000312240406900205. Acesso em: 13 nov. 2024.

COSTA, R.O. Do combate preventivo à corrupção: a redução da subjetividade na avaliação de candidatos em concursos públicos. Revista do CNMP, 9ª ed., p. 15-42, 2021. Disponível em: https://ojs.cnmp.mp.br/index.php/revistacnmp/article/view/137/193. Acesso em: 13 nov. 2024.

DAL BELLO, R. de A. Concurso Público: princípios da razoabilidade, legalidade e isonomia. Revista da EMERJ, v. 1, n. 2, 2015. Disponível em: https://emerj.tjrj.jus.br/files/pages/revistas/direito_administrativo/edicoes/n2_2015/pdf/RenatadeAttaydeDalBello.pdf. Acesso em: 13 nov. 2024.

FREITAS FILHO, R.; LIMA, T. M.: Metodologia de Análise de Decisões – MAD. Univ. JUS, Brasília, n. 21, p. 1-17, 2010. DOI: https://doi.org/10.5102/unijus.v2i0.1206. Acesso em: 13 nov. 2024.

GROCHOCKI, L. F. M. Academic endogamy in Brazil and its influences on faculty productivity and collaboration [PhD Thesis]. Stanford University. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344024394_Academic_Endogamy_in_Brazil_and_its_Influences_on_Faculty_Productivity_and_Collaboration. Acesso em: 13 nov. 2024.

HORTA, H.; SATO, M.; YONEZAWA, A. Academic inbreeding: Exploring its characteristics and rationale in Japanese universities using a qualitative perspective. Asia Pacific Education Review, v. 12, n. 1, p. 35–44, 2011. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ916244. Acesso em: 13 nov. 2024.

MOREIRA, E. R. Neoconstitucionalismo e teoria da interpretação. Revista da EMERJ, v. 11, n. 43, p. 148-268, 2008. Disponível em: https://www.emerj.tjrj.jus.br/revistaemerj_online/edicoes/revista43/Revista43_247.pdf. Acesso em: 13 nov. 2024.

ROCCA, F. X. In Spain, Inbreeding Threatens Academe. The Chronicle of Higher Education, v. 53, n. 22, p. 1-317, 2007. Disponível em: https://www.chronicle.com/article/in-spain-inbreeding-threatens-academe/. Acesso em: 13 nov. 2024.

VAZ, S. L. A análise de dados qualitativos na prática: Grounded Theory e o Software NVivo 7. Nova Lima: Fundação Dom Cabral, 2007.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

SIMÕES, Fernanda Egues; MARCHIORI NETO, Daniel Lena. O princípio da impessoalidade e os critérios de impedimento em concursos públicos para a carreira do magistério superior federal: : um estudo das decisões dos Tribunais Regionais Federais (2003 – 2023). Campos Neutrais - Revista Latino-Americana de Relações Internacionais, Rio Grande, RS, v. 6, n. 3, p. 179–201, 2024. DOI: 10.14295/rcn.v6i3.18572. Disponível em: https://periodicos.furg.br/cn/article/view/18572. Acesso em: 13 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.