Desafios éticos para o uso de inteligência artificial na educação e na pesquisa

Autores

  • Carlito Lins de Almeida Filho Doutorando em Sociologia pelo Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Marcos Paulo Magalhães de Figueiredo Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Gabriel Eidelwein Silveira Unipampa / PPGS-UFPI
  • Tamires Eidelwein Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (PPGDireito/URI/SAN)

DOI:

https://doi.org/10.14295/rcn.v6i3.18391

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação, Pesquisa, Ética, Desigualdade Digital

Resumo

Este artigo discute os desafios éticos e as práticas reflexivas envolvidas na implementação da Inteligência Artificial (IA) na educação brasileira, considerando as implicações socioculturais e as desigualdades regionais. Analisa criticamente a multimodalidade como chave para compreender o impacto das tecnologias digitais, destacando a necessidade de uma integração que vá além do uso técnico, promovendo um ensino reflexivo e culturalmente sensível. Explora preocupações relacionadas à autoria e originalidade de trabalhos acadêmicos gerados com IA enfatizando o papel da integridade acadêmica e a necessidade de diretrizes claras para garantir a autenticidade das produções. O artigo também examina a personalização do ensino proporcionada pela IA alertando para os riscos de padronização que podem reduzir a interação humana e o desenvolvimento crítico dos estudantes. Além disso, discute questões de privacidade e proteção de dados no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sublinhando a importância de políticas públicas que garantam acesso equitativo às tecnologias de IA, especialmente em regiões com menos recursos. Finalmente, propõe uma reflexão crítica sobre o uso dessas tecnologias, incentivando educadores e estudantes a desenvolverem uma compreensão mais profunda e ética de seu papel na sociedade, com base em autores como Paulo Freire, Émile Durkheim e Pierre Lévy.

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Biografia do Autor

Carlito Lins de Almeida Filho, Doutorando em Sociologia pelo Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Sociologia - UFPI. Doutorando em Sociologia pelo Universidade Federal do Ceará - UFC. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. E-mail:ito.taichou@gmail.com , Lattes: http://lattes.cnpq.br/4636336032471400, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2512-3061 .

Marcos Paulo Magalhães de Figueiredo, Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Mestre em Antropologia - UFPI. Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. E-mail: marcospaulomagalhaes25@gmail.com, Lattes: http://lattes.cnpq.br/0402348015405019, ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6872-5399 .

Tamires Eidelwein, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (PPGDireito/URI/SAN)

Mestra em Antropologia - UFPI. Doutoranda em Direito - área de concentração em Direitos Especiais -, Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC), administrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (PPGDireito/URI/SAN). E-mail: tamidarosa@gmail.com, Lattes: http://lattes.cnpq.br/0943227530942686, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1935-1746.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

LINS DE ALMEIDA FILHO, Carlito; MAGALHÃES DE FIGUEIREDO, Marcos Paulo; EIDELWEIN SILVEIRA, Gabriel; EIDELWEIN, Tamires. Desafios éticos para o uso de inteligência artificial na educação e na pesquisa. Campos Neutrais - Revista Latino-Americana de Relações Internacionais, Rio Grande, RS, v. 6, n. 3, p. 220–243, 2024. DOI: 10.14295/rcn.v6i3.18391. Disponível em: https://periodicos.furg.br/cn/article/view/18391. Acesso em: 13 dez. 2024.

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