O programa nacional de alimentação escolar (PNAE)
DOI:
https://doi.org/10.14295/rcn.v3i3.13975Palavras-chave:
Políticas Públicas, Agricultura Familiar, Desenvolvimento do CampoResumo
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) atende a um direito de estudantes da educação básica brasileira, que de acordo com a lei das diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, estabelece que compete ao Estado implementar programas suplementares de alimentação no âmbito da mesma. A pesquisa sobre o PNAE buscou compreender a origem e o histórico do Programa, bem como sua implementação e os benefícios para estudantes e agricultores familiares produtores de alimentos. A pesquisa é de cunho teórico e o referencial buscou conhecer o histórico da lei do PNAE, o conceito de agricultura familiar, de políticas públicas e de desenvolvimento do campo.
Downloads
Referências
BB, Agronegócio: Agricultura Familiar. Disponível em http://www.bb.com.br/Portalbb/pege100,8623,10816,0,0,1,1.bb?codigonotícias=1953&codigomenu=11724. Acesso em 11 de nov. 2017.
BRASIL. Lei n° 11.947, de junho de 2009. PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, Brasília, DF, 2009.
BRASIL. Lei n° 11.326/2006. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2006. Disponível em Acesso em 05 de dez 2017.
BRASIL, Presidência da República. Decreto n° 1946, de 28 de junho de 1996. Cria o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, e dá outras providências. Disponível em: www.pronaf.gov.br. Acesso em mar 2018.
CONSTANTY, Hadrien François Pierre-Henri; ZONIN, Wilson João. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Sustentabilidade: O caso do município de Marechal Cândido Rondon.Desenvolvimento e Meio Ambiente, Paraná, V.36, p. 371-392, Abril 2016.
DANELON, Maria Angélica Schievano. Programa de Alimentação Escolar em unidades de tempo integral: experiências e desafios de gestão. Piracicaba: USP, 2007.
DELGADO, Guilherme Costa; BERGAMASCO Sonia Maria Pessoa Pereira. Agricultura Familiar Brasileira: Desafios e Perspectivas de Futuro. Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Brasília, 2007.
FINGER, Silvana. O Programa de Alimentação Escolar em Ivoti: Uma forma de promoção da alimentação saudável. Ivoti: PLAGEDER, 2011.
KNOREK, Reinaldo et al. Alimentação escolar e a agricultura familiar: um enfoque no desenvolvimento local. COLÓQUIO – Revista do Desenvolvimento Regional, Taquara: Faccat, v.12, n.1, jan-jun. 2015.
MAGRI, Cledri Assisio; CONTI, Írio Luiz. Agricultura Familiar: Alternativas em construção. Passo Fundo: Instituto Superior de Filosofia Berthier, 2008.
MAINENTI, Renata Gomes; LOPES Sara Regina Souto. Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar. 2º edição – versão atualizada com a Resolução CD/FNDE nº 04/2015.
MALAGUTI, Jane Mary Albinati. Programa Nacional De Alimentação Escolar (Pnae): Desafios Para A Inclusão Dos Produtos Da Agricultura Familiar Na Merenda Escolar De Itapecerica Da Serra – SP. Osasco: UNIFESP, 2015.
NETO, Leovigildo Cavalcantti de Albuquerque et al. Programa Nacional de Alimentação Escolar como incentivo educacional na cidade de Aracati (CE). Ceará. Disponível em: <http://www.coreconpr.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/programa.pdf > acesso em: 23 de abril de 2018.
RODRIGUES, Rafael et al. A aquisição de alimentos da agricultura familiar pelo PNAE no município de Alegre-ES. Demetra: alimentação, nutrição & saúde, Espírito Santo, v. 12, p.91-112, 2017.
RIBEIRO, Ana Lúcia de Paula; CERATTI, Silene; BROCH Djulia Taís. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a participação da agricultura familiar em municípios do Rio Grande do Sul. Revista Gestão e Desenvolvimento em contexto, GEDECON Cruz Alta, V.1, Nº 01, p.37-49, 2013.
SAVOLDI, Andréia; CUNHA, Luiz Alexandre. Uma Abordagem sobre a Agricultura Familiar, PRONAF e a Modernização da Agricultura no Sudoeste do Paraná na Década de 1970.Revista Geografar. Curitiba, v.5, n.1, p.25-45. jan./jun 2010.
SEMINOTTI, Jonas José. A Dinâmica sociopolítica na agricultura familiar: os agricultores familiares e a representação política do Sutraf no alto Uruguai gaúcho. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2014.
SHNEIDER, Sergio. A diversidade da agricultura familiar. 2. Edição -Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.
SILVA, Fabiana Matos. Programa Nacional da Merenda Escolar (PNAE) e a Promoção do Desenvolvimento Regional: o Caso de São Luis do Paraitinga-SP. São Paulo: UNITAU, 2014.
VOOS, Ana Carolina. Atuação do Nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Estado do RS.Porto Alegre: UFRGS, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).