A proteção do consumidor na União Europeia com a formação de um mercado único digital

Autores

  • Lais Gomes Bergstein

DOI:

https://doi.org/10.14295/cn.v2i2.12318

Palavras-chave:

Direito da União, Mercado Único Digital, Conteúdos Digitais, Vendas online.

Resumo

O presente trabalho trata da política de defesa do consumidor na União Europeia, dos seus primórdios até a edição de uma agenda do consumidor para incentivar a confiança e o crescimento do mercado europeu. São analisadas as Diretivas sobre a proteção do consumidor, especialmente a relativa a determinados aspectos dos contratos de utilização periódica de bens, de aquisição de produtos de férias de longa duração, de revenda e de troca, os contratos de time-sharing. Apresentam-se as recentes propostas da Comissão Europeia sobre certos aspetos relativos aos contratos de fornecimento de conteúdos digitais e sobre alguns aspectos dos contratos de vendas online ou à distância de bens. Conclui-se pela conveniência de consolidação do conteúdo das duas propostas em um único documento e pela possibilidade de importação de algumas das regras para inserção no ordenamento jurídico brasileiro.

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Publicado

2021-04-16 — Atualizado em 2021-04-16

Versões

Como Citar

BERGSTEIN, Lais Gomes. A proteção do consumidor na União Europeia com a formação de um mercado único digital. Campos Neutrais - Revista Latino-Americana de Relações Internacionais, Rio Grande, RS, v. 2, n. 2, p. 26–46, 2021. DOI: 10.14295/cn.v2i2.12318. Disponível em: https://periodicos.furg.br/cn/article/view/12318. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas Públicas Comparadas na América Latina

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