Romantismo e oralidade em "a dança dos ossos", de Bernardo Guimarães

Autores/as

  • Frederico van Erven Cabala Universidade Federal do Fluminense - UFF

Palabras clave:

Romantismo, Bernardo Guimarães, oralidade, tradições populares

Resumen

Neste artigo, pretendemos explorar um intrigante paralelo encontrado em parte da criação literária do período romântico brasileiro. Ao mesmo passo em que parece ter havido, por meio da ficção, uma tentativa de interiorização no país e um enaltecimento das paisagens da natureza, nota-se também uma busca pelos costumes, lendas e tradições orais peculiares dos tipos humanos de tal ambiente.
Os sertanejos e os caboclos do sertão brasileiro foram, desse modo, mais uma fonte da almejada marca de nacionalidade para a produção ficcional do Romantismo. Tentamos demonstrar, aqui, como essa pretensão de abarcar a cultura popular, marcadamente oral, pode ser perscrutada a partir do conto “A dança dos ossos” (1871), de Bernardo Guimarães.

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Publicado

2020-05-04

Cómo citar

Cabala, F. van E. (2020). Romantismo e oralidade em "a dança dos ossos", de Bernardo Guimarães. Cadernos Literários, 26(1), 69–80. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/11262

Número

Sección

Dossiê Literatura e Oralidade