Kafka e Orson Welles: processos cruzados

Autores

  • Kim Amaral Bueno IFSUL/Campus Camaquã

Resumo

Este artigo analisa a leitura fílmica realizada por Orson Welles (1962) da obra O processo, de Franz Kafka. Em filme homônimo ao romance, o narrador onisciente de Kafka é problematizado dentro da diegese cinematográfica através da bifurcação de sua posição operada pela duplicata da voz over (que apresenta o prólogo fílmico e os créditos finais) e as vozes off e in dentro da narrativa, cuja origem enunciativa pode ser identificada na figura da personagem “advogado”, subnarrador responsável pela parábola “Diante da lei”. A voz over, ponto fixo sonoro que abre a película, pode ser associada ao ponto fixo visual produzido pela câmera contra-plongée, típica de Welles. O espanto do protagonista frente aos quadros pintados por Titorelli assemelha-se ao espanto diante do absurdo do seu processo: o limiar entre o visível e o invisível aproxima-se do limiar entre a justiça e a injustiça. Diante do absurdo que atinge Josef K., resta-lhe indagar aos seus algozes “sobre o teatro ao qual pertencem”, uma vez que os seus questionamentos acerca da “objetividade” dos fatos foram soterrados pelo poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOGDANOVICH, Peter. Este é Orson Welles. Tradução: Beth Vieira. São Paulo: Globo, 1995.

CARVALHAL, Tânia. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 1993.

COWIE, Peter. The cinema of Orson Welles. Londres: A. Zwemmer Ltd., 1965.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Trad. Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.

GAUDREAULT, André; JOST, François. A narrativa cinematográfica. Trad. Adalberto Müller, Ciro Inácio Marcondes e Rita Jover Faleiros. Brasília: Ed. da UnB, 2009.

GENETTE, Gérard. Palimpsestes: la littérature au second dégrée. Paris: Seuil, 1982.

KAFKA, Franz. O processo. Trad. Modesto Carone. São Paulo: Companhia da Letras, 2008.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Trad. Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 1974.

LIMA, Luiz Costa. Limites da voz: Kafka. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

LÖWY, Michael. Franz Kafka, sonhador insubmisso. Trad. Gabriel Cohn. Rio de Janeiro: Azougue, 2005.

METZ, Christian. A significação no cinema. Trad. Jean-Claude Bernardet. São Paulo: Perspectiva, 1977.

STAM, Robert. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Trad. Marie-Anne Kremer e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008.

WELLES, Orson. Le procès (versão brasileira: O processo). França/Itália/Alemanha, 1962. Versão em DVD: Continental Home Video, 2001, Preto & Branco, 119’.

Downloads

Publicado

2019-08-11

Como Citar

Bueno, K. A. (2019). Kafka e Orson Welles: processos cruzados. Cadernos Literários, 24(2), 51–60. Recuperado de https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9299

Edição

Seção

Dossiê Direito e Literatura