O foco narrativo e a fé como elementos fantásticos em Jorge Luis Borges

Aline Coelho da Silva

Resumo


Se pensamos a metafísica como ramo da literatura fantástica, não nos distanciamos em apontar a fé como um elemento fantástico na obra de Borges. “Milagre secreto”, um dos contos do célebre Artifícios, publicado em 1944, é um desses exemplos, que dialogam com a tese de Ruth Fine, ao observar o lúcido tratamento borgeano do paradigma da fé como fenômeno histórico-cultural universal. O paradoxo do ceticismo de Jaromir Hladík, que pede um milagre e o recebe, abre espaço a um universo fantástico no qual se reconhece a existência de Deus. Nesse sentido, apoiados nos ensaios de Borges, Fine e nos princípios de Maimônides, buscaremos apresentar uma leitura da transição entre os dois universos narrativos (o real/histórico com a invasão nazista em Praga e o fantástico com a concessão do milagre) que são apresentados pelo narrador sob o mesmo foco narrativo, deixando ao protagonista a aceitação do divino e ao leitor o questionamento do inefável exercício de tradução da fé.

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