Biblioteca comunitária Bruno Fenzl: um estudo de caso de seu papel educativo no contexto da comunidade de Caruará, Marahú e Paraiso na Ilha de Mosqueiro
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v33i2.9434Palavras-chave:
Biblioteca ComunitáriaResumo
Apresenta estudo de caso realizado na Biblioteca Bruno Fenzl, uma das unidades do Instituto Ampliar – Organização não Governamental (ONG) – que visa desenvolver trabalhos de sensibilização ambiental nas praias de Caruará, Marahú e Paraiso na Ilha de Mosqueiro Belém-PA. Tem como objetivo analisar a forma como a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl contribui, dando apoio educacional e promovendo incentivo à leitura a estudantes pertencentes a comunidade onde está inserida. Adota uma abordagem qualitativa onde a coleta de dados se deu por meio de entrevistas individuais, seguindo um roteiro estruturado, utilizando-se da técnica metodológica de análise do desenho. Os resultados revelam que apesar de estarmos na era da internet, ainda assim, o livro impresso é um suporte bastante atrativo quando se trata de práticas de leitura.
Palavras-chave: Biblioteca comunitária. Função pedagógica da biblioteca comunitária. Leitura. Desenho infantil.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Bibliotecas públicas e bibliotecas alternativas. Londrina: Ed. UEL, 1997.
BOHM, Marcelo Ribeiro. Estudo de perfil e necessidades informacionais dos usuários da Biblioteca Livros Sobre Trilhos: Estação Mercado. 2009. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Biblioteconomia). Curso de Biblioteconomia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/22695/000740216.pdf?sequence=1. . Acesso em: 27 jul. 2015.
CASTRO, Carla Jeane dos Santos; OLIVEIRA, Milra Alves de; ALVES, Thainara de Jesus. Biblioteca comunitária “Ler pra Valer”: análise do comportamento informacional. In: ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO – EREBD, 17, 2014. Anais... Disponível em: http://www.erebdfortaleza2014.ufc.br/gt/GT4/Biblioteca%20Comunit%C3%A1ria%20Ler%20 pra%20Valer.pdf. . Acesso em: 21 abr. 2016.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scipione, 1989.
DERDYK, Edith. Formas de Pensar o Desenho: desenvolvimento do Grafismo Infantil. Porto Alegre: Zouk, 2010.
INSTITUTO AMPLIAR. Relatório de atividades 2014. Belém, 2014.
MACHADO, Elisa Campos. Bibliotecas comunitárias como prática social no Brasil. 2008. 184 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07012009-172507/pt-br.php. Acesso em: 30 jul. 2015.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
WESSFLL, Cyntia Silva. Bibliotecas Comunitárias e cidadania: uma aproximação teórica. 2011. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Biblioteconomia, Departamento de Ciências da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/37502/000819872.pdf?sequence=1.
. Acesso em: 07 jan. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 BIBLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.