Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia

Bruna Lessa

Resumo


Considerando que os estudos voltados para o ensino do curso de Biblioteconomia têm se debruçado muito mais sobre os resultados das atividades aplicadas do que para as metodologias de ensino aplicadas nas disciplinas oferecidas em seu currículo mínimo, tem-se como objetivo neste trabalho relatar o uso da metodologia ativa de aprendizagem - Problem Based Learning (PBL ou aprendizagem baseada em projetos ou problemas) na disciplina Fontes de Informação do Curso de Biblioteconomia e Documentação, da Universidade Federal da Bahia. Para isso, apresenta-se as etapas desenvolvidas na aplicação do PBL em sala de aula. O resultado foi a criação, pelos alunos, de um catálogo on-line de fotonovelas a partir do problema apresentado. Concluiu-se que em relação aos métodos tradicionais utilizados, a aplicação do método possibilitou aos alunos vivenciar durante a graduação uma prática cotidiana do profissional bibliotecário, além de possibilitar uma abordagem interdisciplinar.


Palavras-chave


Metodologias de aprendizagem. Aprendizagem Baseada em Problemas. Produtos Informacionais. Fontes secundárias de informação

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA JÚNIOR, O.F.de. Mediação da Informação: um conceito atualizado. In:BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J.A.dos; SILVA, R.J. da (Org.). Mediação Oral da Informação e da Leitura. Londrina: Abecin, 2015. p. 9-32.

ARAUJO, Nelma Camêlo; FACHIN, Juliana. Evolução das fontes de informação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 29, n.1, 2015.

BUFREM, Leilah Santiago (Coord.). Catálogo coletivo de dicionários da língua portuguesa em bibliotecas de Curitiba. Curitiba: Departamento de Biblioteconomia da

UFPR, 1993.

CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra (Org.). Introdução às fontes de informação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

CORREA, Elisa Cristina Delfini; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; MULLER, Viviane Formighieri. Conexão entre competência em informação e as disciplinas Fontes de informação e Serviço de Referência: um mapa conceitual. RDBCI: Rev. Digit. Bibliotecon. Cienc. Inf., Campinas, v.16, n.2, p.501-521, mai./ago. 2018. Disponível em:

CONSULTORIA INFORMATOLÓGICA. Disponível em: http://fotonovelasinfor.blogspot.com/. Acesso em: 12 jan. 2019.

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciências e tecnologia. Brasília : Briquet de Lemos / Livros, 2001.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (Orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997

PIAGET, Jean. Méthodologie des Relations Interdisciplinaires. Archives de Philosophie, 34, 1972. p. 539-549.

PIAGET, Jean.. Epistemologia genética. Tradução Álvaro Cabral; revisão da tradução Wilson Roberto Vaccari. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PEREIRA, Edmeire Cristina; BUFREM, Leilah Santiago. Fontes de informação especializada: uma prática de ensino-aprendizagem com pesquisa na Universidade Federal do Paraná. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 197-206, jul./dez. 2002.

PRYSTHON, Cecília; SILVEIRA; Murilo A. A. da; SILVA, Lígia S. da. O mundo pernambucano através de fontes de informação: 1965-2003. Inf. Inf., Londrina, v.13, n.2, p.96 - 107, jul./dez. 2008.

REIS; Margarida Maria de Oliveira; BLATTMANN, Úrsula; REIS, Valéria. Acesso e uso de fontes de informação on-line no ambiente de ensino e pesquisa. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 13., 2004, Natal. Anais... Natal, RN: BCZM, 2004.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/268183847_APRENDIZAGEM_BASEADA_EM_PROBLEMAS_PBL_NA_EDUCACAO_EM_ENGENHARIA. Acesso em: 12 jun. 2018.

RICHMOND, P. G. Piaget: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: IBRASA, 1981. (Biblioteca, Psicologia e Educação, 78).

RODRIGUES, Charles; BLATTMANN, Úrsula. Gestão da informação e a importância

do uso de fontes de informação para geração de conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, n.3, p.4-29, jul./set. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v19n3/a02v19n3.pdf. Acesso em: 15 fev. 2017.

SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (APB): um método de

aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, v. 5, n. 31, 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/2880/1143. Acesso em: 12 jun. 2018.

TOMAÉL, Maria Inês; VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Orgs.). Avaliação de fontes

de informação na Internet. Londrina: Eduel, 2004.




DOI: https://doi.org/10.14295/biblos.v33i1.8782

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 BIBLOS



PROPESQ PROPESQ  PROPESQ  PROPESQ PROPESQ  PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ 

Flag Counter