Fatores críticos de sucesso na gestão do conhecimento: uma revisão bibliográfica

Flávia Helena Barioni Zancheta, Ieda Pelagio Martins Damian

Resumo


A gestão do conhecimento tem conquistado um espaço maior nas organizações e no meio acadêmico. Organizações que se dedicaram a implantá-la têm alcançado resultados excelentes em alguns casos, porém insucessos em outros. Para que mais casos de sucesso possam ser alcançados, identificar os fatores críticos de sucesso para a gestão do conhecimento é de extrema importância. Dessa forma, o presente estudo tem como proposito identificar os principais fatores críticos de sucesso da gestão do conhecimento. Para tanto, foi desenvolvido um levantamento bibliográfico de modo que, ao final, foi possível identificar uma diversidade de fatores e então construir um quadro com os cinco fatores críticos de sucesso de maior importância na implantação de estratégias de gestão do conhecimento, suas principais características e os autores que os citam, e, a partir deste quadro, tecer comentários e considerações que possam contribuir para o aprofundamento do tema junto à Ciência da Informação.


Palavras-chave


Gestão do conhecimento, Fatores críticos de sucesso, Contexto organizacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ARORA, R. Implementing KM – a balanced score card approach. Journal of Knowledge Management, v.6, n.3, p. 240-249, 2002.

BARROS, J. da S. et al. Gestão do conhecimento: ações e ferramentas para a superação de barreiras no compartilhamento do conhecimento. Ponto de Acesso, v. 4, n. 2, p. 33-57, 2010

BIBLIOTECA Dante Moreira Leite - O que é revisão da literatura?. SÃO PAULO, [2013?]. 1 folder. Disponível em: Acesso em: 15 de janeiro de 2019

BRASCHER, M; CAFÉ, L. Organização da informação ou organização do conhecimento? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9. 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008. p. 1-14

BRITO, L. M. P. Gestão do conhecimento — instrumento de apropriação pelo capital do saber do trabalhador. Cadernos de Educação, n. 30, p. 135-148, jan./jun. 2008. Disponível em: Acesso em: 15 de janeiro de 2019

CHOO, C. W. A organização do conhecimento. São Paulo: Senac, 2003. 426p.

DAMODARAN, L.; OLPHERT, W. Barriers and facilitators to the use of Knowledge management systems, Behavior and Information Technology, v.19, n.6, p.405-413, 2000.

DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 256p.

DAVENPORT, T.H., De LONG, D.W. and BEERS, M.C. “Successful knowledge management projects”, Sloan Management Review, v.39, n.2, p.43‐57, 1998.

DRUCKER, P. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira, 1999.

FLORIANO, P. R. Sete obstáculos ao compartilhamento do conhecimento e três maneiras de superá-los. Terra Fórum Consultores. [200?] p.1-8 Disponível em: Acesso em: 15 de janeiro de 2019.

GALVÃO, M. C. B. O levantamento bibliográfico e a pesquisa cientifica. In: FRANCO, L. J.; PASSOS, A. D. C. (Org.). Fundamentos da epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Manole, 2010. p. 377-398.

GOH, S. Managing effective knowledge transfer: an integrative framework and some practice implications. Journal of Knowledge Management, v.6, n.1, p.23-30, 2002.

GONÇALVES, C. M.; COLAUTO, R. D.; BEUREN, I. M. Identificação dos Fatores Críticos de Sucesso em Instituição de Ensino Superior. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL,4., 2004, Florianópolis. Anais... . Florianópolis: UFSC, 2010. p. 1 - 15.

HASANALI, F. Critical success factors of knowledge management. Knowledge Management Advantage, 2002. Disponível em: . Acesso em: 15 de janeiro de 2019

HOFFMANN, W. A. M. (Org.) Construções interdisciplinares em gestão do conhecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. 239p.

HOLSAPPLE, C.W.; JOSHI, K.D. An investigation of factors that influence the management of knowledge in organizations. Journal of Strategic Information Systems, v.9, n.2/3, p.235- 261, 2000.

JARRAR, Y. F. Knowledge management: learning for organisational experience. Managerial Auditing Journal, v.17, n. 6, p.322–328, 2002.

JENNEX, M.; OLFMAN. L. Assessing Knowledge Management Success/Effectiveness Models. In: HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 37., 2004, Big Island. Proceedings... . Big Island: IEEE, 2004. p. 1 - 10. Disponível em: . Acesso em: 15 de janeiro de 2019

NONAKA, I.; TAKEUCHI H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 14. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

SILVA, S. L. Gestão do conhecimento: uma revisão crítica orientada pela abordagem da criação do conhecimento, Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 2, p. 143-151, maio/ago. 2004.

SKYRME, D. and AMIDON, D. “The knowledge agenda”. Journal of Knowledge Management, v.1, n.1, p.27-37, 1997.

SOUZA, E. D. de; DIAS, E. J. W.; NASSIF, M. E. A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: perspectivas Teóricas e Práticas Organizacionais, Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.21, n.1, p. 55-70, jan./abr. 2011.

TARAPANOFF, Kira. (Org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora UNB, 2001. p.303-326.

TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de Janeiro: SENAC, 2000.

TERRA, J.C.C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial. 5.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

VALENTIM, M.L.P. Gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências. INFOHome. 2004. Disponível em: . Acesso em: 15 de janeiro de 2019

WILSON, T. D. A problemática da gestão do conhecimento. In: TARAPANOFF, K. Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT; UNESCO, 2006. p. 37-55.

WONG, K.Y. “Critical success factors for implementing knowledge management in small and medium enterprises”, Industrial Management & Data Systems, v.105, n.3, p.261-279, 2005.




DOI: https://doi.org/10.14295/biblos.v33i1.8675

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 BIBLOS



PROPESQ PROPESQ  PROPESQ  PROPESQ PROPESQ  PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ 

Flag Counter