Gênero, poder e cultura jurídica: um ensaio historiográfico

Autores

  • Marcelo Pereira Lima

Palavras-chave:

gênero. poder. cultura jurídica. historiografia. medievalismo

Resumo

Este artigo analisa as articulações entre gênero, poder e cultura no medievalismo, especialmente suas potenciais contribuições para o estudo da cultura jurídica do matrimônio na realeza castelhano-leonesa sob Afonso X na Península Ibérica do século XIII. Discorreremos sobre as concepções tradicionais ligadas à história do direito matrimonial no medievo, articulando-as a determinadas noções de cultura e sociedade. Teceremos também algumas considerações críticas acerca das perspectivas essencialistas e culturalistas sobre o corpo e sobre as relações potenciais com o estudo da temática do casamento em geral. Para tanto, incluiremos algumas referências teóricas pertinentes de autores(as) tais como Joan W. Scott, Judith Butler, Berenice Bento, Raymond Williams, Terry Eagleton e, por último, E. P. Thompson. Assim, partindo de um propósito mais ensaístico do que conclusivo, desejamos levantar muito mais questões do que propriamente respondê-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira Lima

raduado e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Mestre em História Social pelo PPGHIS (2001). Doutorando em História pelo PPGH da Universidade Federal Fluminense.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2008-11-07

Como Citar

Lima, M. P. (2008). Gênero, poder e cultura jurídica: um ensaio historiográfico. BIBLOS, 21(2), 133–153. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/839

Edição

Seção

Artigos