Uma proposição de análise do emprego de sistemas de gestão empresarial à luz da usabilidade de software

André Andrade Longaray, Bruno Ferreira da Silva, Paulo Roberto Munhoz, Catia Maria dos Santos Machado, Vilmar Gonçalves Tondolo

Resumo


Em um momento em que softwares informatizados impactam diretamente no sucesso das organizações, o presente estudo busca analisar a usabilidade dos softwares de gestão empresarial quanto aos aspectos de eficiência e eficácia da tarefa, visto que esta é uma forma de prevenção utilizada para minimizar erros no uso destes softwares. Para a realização do trabalho, os autores utilizaram a pesquisa aplicada como propósito do projeto, a fim de analisar a usabilidade de um software de uma empresa. O instrumento de pesquisa elaborado foi organizado em clusters, proporcionando uma análise mais aprofundada de cada aspecto examinado – eficiência, eficácia, satisfação do usuário e impacto do contexto de uso. Como contribuição do trabalho, tem-se o conhecimento do que precisa ser melhorado no sistema de forma que ele aprimore sua usabilidade e proporcione, de forma mais coerente, os quatro aspectos analisados pela investigação.

Palavras-chave


usabilidade, interação humano-computador, softwares de gestão empresarial.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO 9241-11 – Requisitos Ergonômicos para Trabalho de Escritórios com Computadores Parte 11 – Orientações sobre Usabilidade. Rio de Janeiro, ABNT, 2002.

ALVES, D.S., NOVAES, M. A. de. Perfil da equipe de enfermagem e grau de satisfação em relação à usabilidade do prontuário eletrônico do paciente. Revista de Enfermagem UFPE On Line, 7(1), p.143-152, 2013. doi: 10.5205/reuol.3049-24704-1-LE.0701201320

BARNER, M. E. A comparative usability and end-user satisfaction analysis of two geographic Information System (GIS) Applications. Dissertação de mestrado, Faculty Department of Systems and Engineering Management Graduate School of Engineering and Management, 2006. Disponível em: . Acesso em: 08 maio 2016.

COSTA, E. M., MARQUES, É. V. Usabilidade: Um Estudo Da Percepção De Qualidade No Comércio Eletrônico Brasileiro. In: Anais do XXXV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro: Associação nacional de pós-graduação e pesquisa em administração. 2011.

NASCIMENTO, J. A. do, AMARAL, S. A. do. Avaliação de usabilidade na internet. Brasília: Thesaurus, 2010.

FILHO, A. M. Usabilidade de Software. Engenharia de Software Magazine, v. 5, p.24-30, 2008.

FILHO, A. M. Avaliação de Usabilidade: “Separando o joio do trigo”. Revista Espaço Acadêmico, v. 10, nº 112, p.10-14, 2010.

FILHO, A. M. Tempo é dinheiro: Usabilidade é produtividade. Revista Espaço Acadêmico, v. 10, nº 136, p.51-55, 2012.

MAYHEW, D. Principles and Guidelines in Software User Interface Design. Englewood Cliffs: PTR Prentice Hall, 1992.

PADOVANI, S. Avaliação Ergonômica de Sistemas de Navegação em Hipertextos Fechados. Rio de Janeiro: Iuser, 2002.

ROESCH, S. M. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 2010.

SAAVEDRA, V., TEIXEIRA, L., FÉLIX, H., PINTO, J., Ferreira, C., SANTOS, B. S. Avaliação Preliminar de Usabilidade do Hemo@care: Sistema de Gestão de Informação Clínica na área da Hemofilia. Revista Electrónica e Telecomunicações, v. 5, nº 1, p.116-123.

LONGARAY, A. A., SILVEIRA, H.C. Estudo sobre a satisfação de usuários de software com base na ISO 9241: um caso ilustrado. Sinergia (FURG), v. 17, p.65-73, 2013.

STEVENSON, W. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harbra, 1981.




DOI: https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.7796

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PROPESQ PROPESQ PROPESQ   PROPESQ   PROPESQPROPESQ             PROPESQ