Estudo de usuários no SRI da Biblioteca Pública Benedito Leite: relato de experiência vivenciada na disciplina Referência no curso de Biblioteconomia da UFMA
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.7427Palavras-chave:
Referência, Estudo de Usuários, Ensino em Biblioteconomia, Aprendizagem significativa.Resumo
Trata de uma experiência vivenciada na condução da disciplina Referência, ministrada no curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, no primeiro semestre letivo de 2017. Apresenta a importância da aprendizagem significativa na formação do acadêmico. Constata que a experiência de pesquisa contribui para o aprendizado significativo dos acadêmicos de Biblioteconomia sobre a temática do estudo de usuário no SRI.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.2, n.1, p.89-103, jan./dez. 2009. Disponível em: <http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/17/39>. Acesso em:
jul. 2017.
AUSUBEL, D.P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Morais, 1982.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.
GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2001.
LUCAS, C. R. A organização do conhecimento e tecnologias da informação: oráculos humanos e inteligência artificial. In:____. Organização do conhecimento e sistemas de classificação. Brasília: MCT/CNP IBICT, 1996. p. 69-73.
MACEDO, Neusa Dias de ; MODESTO, Fernando. Equivalências: do Serviço de Referência convencional a novos ambientes de redes digitais em bibliotecas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 38-54, 1999.
MACEDO, Neusa Dias de. Princípios e reflexões sobre o serviço de referência e informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.23, n.1-4, p.9-37, jan./dez.1990.
MASETTO, M.T. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1997.
NASCIMENTO, M. J. de. Usuário da informação como produção científica e disciplina curricular: origem dos estudos e o ensino no Brasil. Revista Digital de
Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas, v. 8, n. 2, p. 41-71, jan./jun. 2011.
RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Tradução de Tarcisio Zandonade. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2009.
RUÉ, J. Aprender com autonomia no ensino superior. In: ARAUJO, U. F.; SASTRE, G. Aprendizagem baseada em problemas. São Paulo: Summus editorial, 2009.
SILVA, Edna Lúcia da; CUNHA, Miriam Vieira da. A formação profissional no século XXI: desafios e dilemas. Ciência da Informação. Brasília, v. 31, n. 3, p. 77-82, set./dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n3/a08v31n3.pdf>. Acesso em: 16 de mar. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 BIBLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.