A Universidade gaúcha e a cultura de produção de pesquisa sob dupla ótica: administração e diferenciação institucional

Autores

  • Vera Isabel Caberlon
  • Maria Estela Dal Pai Franco

Palavras-chave:

universidade, produção de pesquisa, Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo apresenta o entendimento de universidades gaúchas sobre suas condições de produção de pesquisa e discute tais condições sob a perspectiva da construção de uma cultura institucional promotora do acadêmico. Tal entendimento é inferido de estudos realizados pelas instituições partícipes sobre as suas condições, de depoimentos prestados por dirigentes e de entrevistas realizadas com administradores de pesquisa. Os resultados são oriundos de análises sob as óticas dos administradores e da diferenciação que estabelece os qualitativos das universidades federais, comunitárias e confessionais. A discussão é desenvolvida na perspectiva da cultura de produção de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Isabel Caberlon

Professora Assistente, Nível IV, do Curso de Biblioteconomia da Universidade do Rio Grande. Coordenadora da Comissão de Curso de Biblioteconomia da FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Maria Estela Dal Pai Franco

Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1968) , Mestrado em Administração da Educação pela Temple University (1972) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984).

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2008-01-23

Como Citar

Caberlon, V. I., & Franco, M. E. D. P. (2008). A Universidade gaúcha e a cultura de produção de pesquisa sob dupla ótica: administração e diferenciação institucional. BIBLOS, 14, 151–162. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/657

Edição

Seção

Artigos