Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v31i2.5602

Palavras-chave:

Biblioteoconomia, psicopedagogia, Ensino-aprendizagem, Biblioteca escolar, Tecnologia de Informação e Comunicação, Psicopedagogia, PBworks.

Resumo

O objetivo do estudo é apresentar um ambiente digital de aprendizagem no âmbito da biblioteca escolar. O ambiente trata da plataforma PBworks na qual o usuário poderá controlar e participar da produção do ambiente de forma colaborativa, interagindo em diversas interfaces, sendo o bibliotecário o mediador de aprendizagem. A plataforma ultrapassa o conceito de um simples repositório de materiais digitais, através da possibilidade de interação dos partícipes com os recursos disponibilizados na rede. Foram selecionados como objetos de aprendizagem: textos, imagens, sons, livros, periódicos e aplicativos. As TICs sob o olhar da psicopedagogia são apontadas como recursos para enfrentar problemas de aprendizagem, incluindo os profissionais envolvidos na prática educativa. A psicopedagogia assim como a biblioteconomia preocupa-se com a mediação da aprendizagem e a construção do conhecimento, a formação de um sujeito sócio-participativo, agente de seu saber.

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Biografia do Autor

Luziane Graciano Martins, UFRGS

Departamento da Ciência da Informação - Biblioteconomia

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Publicado

2018-06-11

Como Citar

Martins, L. G. (2018). Bibliotecário como mediador de aprendizagem: uma proposta a partir do uso das TICs. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 31(2), 74–98. https://doi.org/10.14295/biblos.v31i2.5602

Edição

Seção

Artigos