Organização do arquivo pessoal e eclesiástico de Dom Ivo Lorscheiter

Autores

  • Jonas Ferrigolo Melo

Palavras-chave:

Arquivologia, Arquivo Eclesiástico, Arquivo Pessoal

Resumo

O presente trabalho descreve os arquivos pessoais, eclesiásticos e como se deu a organização do arquivo de Dom Ivo Lorscheiter: grande bem-feitor religioso, Secretário-geral e Presidente da CNBB por duas vezes, participante do Concílio Vaticano II, religioso de renome nacional e internacional. Os bens culturais eclesiásticos são um patrimônio que se deve conservar com o intuito de cultivar a memória do passado, transmitir e utilizar. Assim como os arquivos pessoais, que, além de conservar a memória de indivíduos, formam o patrimônio de cidades, estados, países e do mundo. Este projeto se desenvolveu com o intuito de incentivar a valorização da documentação eclesial e com a esperança de que as reflexões aqui expressas possam ser um ponto de referência para a concepção de outros acervos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Ferrigolo Melo

Arquivista do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Arquivista chefe de Divisão de Gestão Documental do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.

Referências

A SANTA SÉ. Código de Derecho Canônico. Pronuldado por la Autoriad de Juan Pablo II, Papa. Dado em Roma, em dia 25 de Enero de 1983. Disponível em: <http://www.vatican.va/archive/ESL0020/_INDEX.HTM>. Acessado em: 20 out. 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

GALEGO DOMINGUEZ, Olga. Manual de Archivos Familiares. 1ª ed. Madrid, 1993.

PONTIFÍCIA COMISSÃO PARA OS BENS CULTURAIS DA IGREJA. Carta Circular: a função pastoral dos arquivos eclesiásticos. Editora do Vaticano. Cidade do Vaticano, 1997.

SANTOS, Eutimio Sastre. Manual de archivos: el sistema archivístico diocesano: Archivos de la cúria y archivos parroquiales. Ed. ANABAD, 1999.

Downloads

Publicado

2016-02-18

Como Citar

Melo, J. F. (2016). Organização do arquivo pessoal e eclesiástico de Dom Ivo Lorscheiter. BIBLOS, 28(3), 203–206. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5531