Leitura e análise diplomática do Livro Tombo da Catedral Diocesana de Santa Maria

Autores

  • Jonas Ferrigolo Melo Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Karin Christine Schwarzbold Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Eneida Izabel Schirmer Richter UFSM

Palavras-chave:

Diplomática, Partição analítica, Análise diplomática, Livro Tombo, Arquivo Eclesiástico.

Resumo

O presente trabalho define-se como uma pesquisa com abordagem quantitativa descritiva, por analisar as características de um objeto de estudo, o Livro Tombo. Foi escolhido intencionalmente, como plano amostral, o Livro Tombo III da Catedral Diocesana de Santa Maria, por abranger a data de criação da Diocese desta cidade (1910). A partir da amostra podemos chegar ao objetivo da pesquisa: averiguar a existência ou não de regras para as anotações nos Livros Tombo. A análise do livro deu-se a partir de uma tabela pré-composta contendo tópicos referentes à partição analítica. A análise dos dados foi interpretada através de gráficos, para facilitar a visualização. Além disso, o trabalho apresenta o histórico da religião católica em Santa Maria (1777 a 1912), composto com dados extraídos do Livro Tombo analisado, sendo informações de caráter reservado a pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Ferrigolo Melo, Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Arquivista do Governo do Estado do Rio Grande do Sul / Secretaria da Cultura. Atualmente, lotado no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul/APERS. Especialista em História, patrimônio cultural e identidades pela Universidade Luterana do Brasil/Canoas-RS e graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia e em produção cultural.

Eneida Izabel Schirmer Richter, UFSM

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1976) , graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1976) , especialização em História do Brasil Especialização pelo Centro Universitário Franciscano (1981) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) . Atualmente é Professor Adjunto 4 da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Informação , com ênfase em Arquivologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: luteranismo comunicação alemães.

Referências

BELÉM, João. História do Município de Santa Maria: 1797-1933. Santa Maria: UFSM, 1989.

BIASOLI, Vitor Otávio Fernandes. Os padres palotinos na paróquia de Santa Maria (1896-1937). Santa Maria, UFSM, 2005.

BIASOLI, Vitor Otávio Fernandes. A Igreja Católica em Santa Maria – 1870 a 1920. Santa Maria, UFSM [artigo].

DURANTI, Luciana. The Long-term preservation of authentic electronic records: findings of the interPARES project. San Miniato: Archilab. 2005.

DURANTI, Luciana. Diplomatica: usos nuevos para una antigua ciencia. Carmona, Sevilla: S&V Ediciones. 1996.

KARSBURG, Alexandre de O. Sobre as ruínas da Velha Matriz: religião e política em tempos de ferrovia. Santa Maria, 2007.

LIVRO TOMBO número 3 da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. 1989-1915.

PONTIFÍCIA COMISSÃO PARA OS BENS CULTURAIS DA IGREJA. Carta Circular: a função pastoral dos arquivos eclesiásticos. Editora do Vaticano. Cidade do Vaticano, 1997

Downloads

Publicado

2016-02-18

Como Citar

Melo, J. F., Schwarzbold, K. C., & Richter, E. I. S. (2016). Leitura e análise diplomática do Livro Tombo da Catedral Diocesana de Santa Maria. BIBLOS, 28(3), 48–72. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5470