Tesauro de acervo espírita: uma revisão de tesauro constituído
Palavras-chave:
Espiritismo. Tesauro. Linguagem documentária. Recuperação da informação espíritaResumo
O tesauro é uma linguagem documentária que tem como principal objetivo normalizar os termos para fins de indexação e recuperação da informação. Devido ao crescimento do número de leitores de literatura espírita e a busca por bibliotecas sobre o tema, percebeu-se a necessidade de tratar esse assunto. Esta pesquisa apresenta a construção desse instrumento, para o acervo espírita por meio de um tesauro, já constituído por Eliane Colepícolo, da Sociedade Espírita Obreiros do Bem, com algumas inclusões e exclusões dos termos. Utilizou-se, ainda, para complementar a pesquisa, a literatura espírita, glossários, dicionários, vocabulários controlados, índices de obras e CDD (Classificação Decimal de Dewey). Nesse sentido, são apresentados uma revisão de literatura, abordando a origem e o histórico do Espiritismo, sua divulgação no Brasil e um breve relato do trabalho dessas unidades informacionais. Almeja-se que esse tesauro possa atender aos alunos, expositores, palestrantes e visitantes de instituições espíritas. Ao final são exemplificados três formatos desse objeto: planigráfico, sistemático e alfabético.Downloads
Referências
ABREU, Canuto. Bezerra de Menezes: subsídios para a história do espiritismo no Brasil até o ano de 1895. São Paulo: FEESP, 1930.
AUSTIN. Diretrizes para o estabelecimento de tesauros monolíngues. Brasília: IBICT, 1993.
BÍBLIA SAGRADA: Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH). Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.
BRITO, Chrysanto de. Allan Kardec e o espiritismo. Disponível em: <http://bvespirita.com/Allan Kardec e o Espiritismo (Chrysanto de Brito).pdf>. Acesso em: 27 out. 2014.
CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. Linguagem documentárias: teorias que fundamentam sua elaboração. Niterói: EDUFF, 2001.
CINTRA, A.M.M. et.al. Para entender as linguagens documentárias. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Polis, 2002.
DELLANNE, Gabriel. O fenômeno espírita. São Paulo: FEB, 1977.
DODEBEI, Vera Lúcia Doyle. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2002.
DOYLE, Arthur Conan. História do Espiritismo. Tradução de Julio de Abreu Filho. São Paulo: Pensamento, [19--].
FOSKETT, A.C. A Abordagem temática da informação. Tradução de Antonio A. B. de Lemos. São Paulo: polígono, 1973.
______________. Subject approach to information. 5. ed. London: Bingley, 1995.
GARDIN, J. C. L’automatisation des recherches documentaires: un modèle général “Le SYNTOL”. 2 ed. Revue et augmentée. Paris: Gauthier-Villars, 1968.
KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Salvador Gentile. 365 ed. Araras, SP: ide, 2009.
LARA, Eugenio. História ilustrada do espiritismo no Brasil. 2002. Disponível em: <http://www.autoresespiritasclassicos.com/Historia/Obras Raras/História Ilustrada do Espiritismo no Brasil (Eugenio Lara).pdf>. Acesso em: 01 maio 2015.
MARTINS, Celso, SOARES, Jayme Lobato. O espiritismo ao alcance de todos. São Paulo: Leymarie, 1998. 161p.
NÓBREGA Filho, Antonio; MACHADO, Humberto Mauro Mendonça. Vida e obra: Dr. Bezerra de Menezes. Fortaleza: INESP, 2008. p.11
PIRES, J. Herculano. Homenagem aos 100 anos de O Livro dos Espíritos. Disponível em: <http://bvespirita.com/Homenagem aos 100 Anos de O Livro dos Espíritos (José Herculano Pires).pdf>. Acesso em: 05 abr. 2015.
RODRIGUES, BRUNO CESAR. Construção de tesauros: linguagens documentárias. 2007. 37p. Trabalho apresentado como requisito na disciplina Construção de Tesauros (Curso de ciências da informação e da documentação) – Faculdade de filosofia, ciência e letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
SERRA, Maria Edith Giusti. Tesauro. São Paulo, 2013. [Apostila da disciplina Linguagem documentária II, do curso de biblioteconomia – Centro Universitário Assunção. p. 25; p.48; 51-52].
TÁLAMO, M. F. G. M. Linguagem Documentária. São Paulo: APB - Associação Paulista de Bibliotecários, v. 1. 25 p. 9-12.
UNISIST. Study reporto n the feasibility of world science information system. Paris: UNESCO, 1971.
VICKERY, B.C. Classificação e indexação nas ciências. Rio de Janeiro: BNB/Brasília, 1980.
ZIMMERMANN, Zalmino. Perispírito. 2 ed. Campinas, SP: Centro espírita Allan Kardec, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.