O club cooperador positivista sul-rio-grandense e a propaganda da religião da humanidade na cidade do Rio Grande (1891-1894)

Autores

  • Paulo Ricardo Pezat

Palavras-chave:

positivismo, Rio Grande.

Resumo

Pouco aceito na Europa, o pensamento político e religioso de Auguste Comte encontrou um terreno fértil no Brasil ao final do século XIX e início do século XX, desempenhando importante papel nas transformações então ocorridas no país. O Rio Grande do Sul, em especial, serviu de palco para a mais profunda e duradoura experiência de estruturação de uma sociedade a partir do ideário político comtiano, ao longo da República Velha (1889-1930). Por sua vez, a cidade do Rio Grande abrigou no princípio da República um dos mais importantes e ativos núcleos brasileiros de propaganda da religião da humanidade, a vertente religiosa do positivismo. Tal núcleo era composto basicamente por engenheiros e militares envolvidos com as obras da barra e do porto do Rio Grande.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Pezat

Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em História e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio na Université Montpellier III.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2007-12-14

Como Citar

Pezat, P. R. (2007). O club cooperador positivista sul-rio-grandense e a propaganda da religião da humanidade na cidade do Rio Grande (1891-1894). BIBLOS, 11, 107–117. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/518

Edição

Seção

Artigos