Competência em informação para a gestão da mudança nas bibliotecas universitárias
Palavras-chave:
Gestão da Mudança, Competência em informação, Biblioteca universitáriaResumo
A Gestão da Mudança é um processo organizacional, que integra a aplicação de vários conhecimentos, técnicas e instrumentos de uma maneira mais eficiente e eficaz, com o objetivo de alcançar o sucesso, por meio de mudanças significativas, em diversos aspectos da organização. Partindo desta premissa, traçamos um paralelo com o cenário atual das unidades de informação, em especial para as bibliotecas universitárias, e utilizamos a competência em informação como ferramenta base para a gestão da mudança nestas unidades, propondo um plano de ação para aplicação nestas instituições.Downloads
Referências
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION [ALA]. Information literacy competency standards for higher education. Chicago, ACRL/ALA, 2000. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/standards/informationliteracycompetency>. Acesso em: 30 mar. 2014.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Características de lós programas de alfabetización en información que sirven como ejemplo de las mejores prácticas. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, n. 70, 2003a, p. 67-72. Disponível em <http://eprints.rclis.org/5931/>. Acesso em: 03 fev. 2014.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Guidelines for instruction programs in academic libraries. Chicago: ALA, 2003b. Disponível em: <http://www.ala.org/ala/mgrps/divs/acrl/standards/guidelinesinstruction.cfm>. Acesso em: 10 mar. 2014.
BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G. Competência em informação, redes de conhecimento e inovação. Marília, 2013. Material da disciplina de mesmo nome, proferida na Unesp - Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília em março e abril de 2013.
BELLUZZO, R. C. B.; KERBAUY, M. T. M. Em busca de parâmetros de avaliação da formação contínua de professores do ensino fundamental para o desenvolvimento da information literacy. Educação Temática Digital, Campinas, v. 5, n. 2, p. 129-139, jun.2004. Disponível em <https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd>. Acesso em: 03 fev. 2013.
DUDZIAK, E. A. A Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
DUARTE JUNIOR, N. S. F. Gestão de mudanças. Revista Meio Ambiente Industrial, [S.l.], Ano XIII, Edição 77, jan./fev. 2009. Disponível em: <http://rmai.com.br/v4/Home.aspx>. Acesso em 22 jan. 2014.
GESTÃO DA MUDANÇA. 2014. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_da_mudan%C3%A7a >. Acesso em 22 jan. 2014
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
HATSCHBACH, M. H. de L.; OLINTO, G. Competência em informação: caminhos percorridos e novas trilhas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 20-34, jan. jun. 2008. Disponível em: <http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/64/78>. Acesso em 20 jan. 2014.
HORTON JUNIOR, F.W. (Org.). Overview of information literacy resources worldwide. Paris: UNESCO. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/news/overvie w_info_ lit_resources.pdf>.Acesso em: 22 jun. 2013.
LECARDELLI, J.; PRADO, N. S. Competência informacional no Brasil: um estudo bibliográfico no período de 2001 a 2005. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 21-46, dez. 2006. Disponível em: <http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/16/4>. Acesso em: 25 jun. 2013.
LOPES, P. C. B.; STADLER, C. S.; KOVALESKI, J. L. Gestão da mudança organizacional. Publicatio Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p. 51-57, jun. 2003. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/491/492>. Acesso em: 20 jun.2014.
MANAIA, C. F. Gestão de mudança. Adaptada por Ailton Takayama e Carlos Ferreira Manaia. Santo Amaro: Unisa Digital, 2012. Apostila. Disponível em: <http://www.unisa.br/conteudos/9718/f232571395/apostila/apostila.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2013.
MANDELLI, P. et al. A disciplina e a arte da gestão das mudanças nas organizações: como integrar estratégias e pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
MATA, M. L. da. A competência informacional de graduandos de Biblioteconomia da região sudeste: um enfoque nos processos de busca e uso ético da informação. 2009. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.
SANTOS, R., R.; GOMES, H. F.; DUARTE, E., N. O papel da biblioteca universitária como mediadora da informação para a construção de conhecimento coletivo. Datagramazero, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, abr. 2014. Disponível:< http://www.dgz.org.br/abr14/Art_04.htm>. Acesso em: 30 maio 2014.
URIBE-TIRADO, A. Lecciones aprendidas en Programas de Alfabetizácion Informacional em universidades de Iberoamérica: propuestas de buenas prácticas. 2013. 406 f. Tesis (Doctoral en Información y Comunicación) - Universidad de Granada, Granada, 2013.
VITORINO, E. V. Competência informacional do profissional da informação bibliotecário: construção social da realidade. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópilis, n. 24, p. 59-71, 2. sem. 2007. Disponível:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2007v12n24p59/410>. Acesso em: 30 maio 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.